Moradores criticam revitalização de chafariz em praça de Ibitinga, em São Paulo

Hoje em Dia
23/07/2015 às 12:49.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:02
 (Facebook)

(Facebook)

Moradores de Ibitinga, em São Paulo, desaprovaram e chegaram a criticar nas redes sociais a revitalização de um chafariz centenário na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade. Uma foto do "antes" e "depois" das obras, publicada na página da prefeitura no Facebook viralizou na internet e gerou milhares de comentários de internautas.

Datado do ano de 1.917, a prefeitura disse na postagem que os encanamentos impediam o funcionamento da fonte e que o problema teria sido solucionado com a reforma total da parte hidráulica. Até aí tudo bem. O que os usuários não gostaram foi da mudança de estilo do monumento.

Em nota publicada na mesma rede social, a prefeitura da cidade disse que o local não é tombado como patrimônio histórico, mas que ainda assim eles realizaram a restauração com o objetivo de deixar a praça em um estado que dê para ser utilizado pela população, pelas famílias e pelos turistas.

"Para mim, este "colorir" é destruição do patrimônio. Um desrespeito à história da cidade, na minha opinião como arquiteta e urbanista. Restaurar é resgatar os traços da obra, não tem nada a ver com este borrão colorido", comentou uma moradora indignada. "Essa obra é linda e só precisa ser revitalizada, não de uma pintura circense", disse uma outra usuária.

Sobre os comentários dos usuários a prefeitura disse que respeita a livre manifestação de pensamento e convidou quem não conhece Ibitinga, que visite a "Capital Nacional do Bordado", por a maioria das opiniões terem partido de pessoas que não moram na cidade, segundo a casa pública. 

A postagem obteve mais de 5 mil compartilhamentos e comentários. A cidade de Ibitinga é considerada uma Estância Turística pelo governo de São Paulo e recebe uma verba maior do Estado para promoção do turismo regional.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por