Fan Fest e eventos ligados à Copa do Mundo são cancelados em Belo Horizonte

Hoje em Dia
03/07/2014 às 22:32.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:15

Após o decreto de 3 dias de luto pela Prefeitura de Belo Horizonte, relativos à queda do viaduto ocorrida nesta quinta-feira (3), na Avenida Pedro I, a Fan Fest que aconteceria nesta sexta-feira (4), no Expominas, foi cancelada. O evento aconteceria durante os jogos das seleções de França x Alemanha e Brasil x Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo. 

Pelo mesmo motivo, os eventos listados abaixo também foram cancelados:
- Savassi Cultural
- Conexão BH - Cidade da Música, Cidade do Mundo
- Samba da Quadra - A Copa é em BH
- Casa da Copa - Budmansion
- Point da Brahma  Praça JK • Jogos do Brasil na Copa
- Espaço Oi no Mercado Central Assista ao vídeo do momento em que o viaduto na avenida Pedro I desabou em Belo Horizonte:  

O Secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo, Camilo Fraga, solicitou ao Superintendente do Mercado Central, Luiza Carlos Braga, que não transmita jogos da Copa do Mundo no Espaço Oi, nesta sexta-feira (3). O pedido foi aceito e o local funcionará apenas até as 16h e sem a transmissão dos jogos. 

Em nota, a organização do Festival Savassi Cultural afirmou que "respeita a decisão da Prefeitura de Belo Horizonte referente ao cancelamento dos eventos programados para esta sexta-feira, 4 de julho" e que toda equipe "se solidariza com as vítimas da fatalidade ocorrida hoje na capital". 

Resgate

Após trabalharem por mais de 6 horas, os Bombeiros conseguiram tirar o carro que estava preso embaixo do viaduto "Batalha dos Guararapes", que desabou na tarde de quinta-feira (3) na avenida Pedro I, no bairro São João Batista, em Belo Horizonte. Após tentarem sem sucesso erguer a estrutura para retirar o veículo, os bombeiros precisaram cavar o caminho pelo asfalto e depois usaram um cabo de aço acoplado em uma das máquinas para puxá-lo. Apenas o  condutor harlys Frederico Moreira do Nascimento estava no veículo. Ele era morador da cidade de Lagoa Santa, na região norte da Grande BH. O helicóptero da corporação está no local caso a vítima seja retirada com vida.

"Fizemos tentativas de retirada do carro com macacos hidráulicos, mas não houve grande movimentação. Agora estamos fazendo o que chamamos de remoção hidráulica. As máquinas perfuram o solo abaixo do carro e usam a água para limpar ", explicou a assessora de imprensa do Corpo de Bombeiros, capitão Jordana de Oliveira. "O trabalho é feito com muito cuidado pq não queremos abalar mais a estrutura", completou.

O viaduto pesa 2.500 toneladas e tem 150 metros de extensão por 3 metros de espessura. Ele ficava situado a 5,5 metros do chão. São 70 homens e três máquinas trabalhando na operação de resgate. Segundo a militar, não há uma mobilização deste porte na corporação desde o grave acidente que matou 69 operários e feriu outros 100, no dia 4 de fevereiro de 1971, quando um pavilhão que estava em construção no Parque de Exposições da Gameleira desabou durante as obras. Confira a galeria da tragédia em Belo Horizonte: Tragédia

O viaduto "Batalha dos Guararapes", que estava em fase de conclusão na Avenida Pedro I, na divisa dos bairros Itapuã e São João Batista, nas regiões da Pampulha e de Venda Nova, em Belo Horizonte, desabou sobre veículos deixando 22 pessoas feridas e, pelo menos, 1 morto. 

A motorista do ônibus Circular 70, Hanna Cristina, de 24 anos, morreu após o veículo ser atingido pela estrutura de concreto. Ao saber do acidente, a mãe da motorista precisou ser hospitalizada. 

Desvios no trânsito Devido à queda do viaduto, a avenida Pedro I continua interditada nos dois sentidos, complicando o trânsito em diversas ruas da capital. A BHTrans já criou vários desvios e, no momento, ainda há congestionamentos na avenida Cristiano Machado, sobretudo nas imediações do Minas Shopping, com reflexos no Anel Rodoviário, no acesso à avenida Catalão.   Move Metropolitano

A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas do Governo de Minas Gerais (Setop) informou que, em virtude do ocorrido na Avenida Dom Pedro I, as estações Lagoa do Nado, São João Batista, Planalto e Cristiano Guimarães, do Move Metropolitano, estão com o funcionamento suspenso.   A alteração atinge todas as linhas do transporte coletivo metropolitano que têm itinerário nestes locais. Os usuários poderão utilizar as estações Montese e Monte Castelo, na Avenida Dom Pedro I.

Atualizada às 00h54

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por