Copa de 2022 é a única competição no Catar que ainda está marcada para o verão

Estadão Conteúdo
23/01/2015 às 08:18.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:45

O Mundial de handebol que está sendo disputado em Doha e outras importantes competições de esportes olímpicos já confirmadas para a cidade até 2019 fugiram do verão e mostraram que o Catar pode sediar a Copa do Mundo de 2022 em outra época do ano.

Os meses de junho e julho, com sensação térmica de até 50 graus, foram vetados para a competição de handebol. Os Mundiais de Boxe (2015), Ginástica (2018) e Atletismo (2019) estão programados para os meses de setembro e outubro - nos quais a temperatura máxima gira em torno de 35 graus. É bem quente, mas dá para aguentar.

Só a Copa do Mundo de 2022 ainda está marcada para junho e julho, pior época do ano segundo moradores de Doha, quando é insuportável até mesmo sair à rua durante o dia. Segundo o Comitê da Copa, o Catar está preparado para sediar o Mundial no verão. A ideia é que os estádios e os centros de treinamento climatizados amenizem o calor. Nesses locais, segundo o Comitê, a temperatura seria de 26 graus.

Essa tecnologia já é usada, por exemplo, no estádio do Al Sadd desde 2008 para garantir uma sensação mais confortável ao jogadores e ao público, nos jogos disputados no verão. Os ginásios usados no Mundial de handebol também são climatizados.

No entanto, o próprio Comitê da Copa diz que a Fifa pode alterar a data do Mundial. Declarações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, indicam que isso vai mesmo acontecer. "Haverá Copa do Catar, a única coisa que está indefinida é quando será realizada. Não será entre julho e julho, isso está claro para todos. Ou será no começo ou no final de 2022", afirmou Valcke ao SporTV.

Segundo ele, até março a Fifa e o Comitê Local devem tomar uma decisão sobre alteração da data. Qualquer que seja o mês escolhido, a alteração mexerá com o calendário dos clubes.

Transpiração

No inverno também faz calor em Doha, mas a temperatura máxima não vai além dos 28 graus - a média é de 20 graus. Na primeira semana de competição no Mundial de handebol, fez 12 graus e até choveu, o que virou notícia nos jornais locais.

Para os jogadores da seleção brasileira de handebol, é melhor disputar uma competição no Catar no início do ano. "Já estive aqui em meses mais quentes e a temperatura é alta, absurda. E no futebol você joga ao ar livre, não é possível climatizar o estádio como num ginásio. Se mudar a data da Copa seria um ganho para os atletas", afirmou o ponta Borges.

Para o armador Zeba, o verão em Doha obriga os jogadores a mal saírem do hotel. "Você se sente desconfortável. A noite a temperatura é de 40 graus, você anda 200 metros e já transpira".
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por