Estudo revela que 85% das menções no Twitter foram contrárias ao Impeachment no dia da votação

César Augusto Alves
cpaulo@hojeemdia.com.br
24/04/2016 às 18:18.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:05
 (DIDA SAMPAIO/Estadão Conteúdo)

(DIDA SAMPAIO/Estadão Conteúdo)

Durante a votação do processo de Impeachment da Presidente Dilma Roussef na Câmara dos Deputados, no último dia 17/04, o movimento nas redes sociais foi intenso. Um estudo divulgado esta semana revela que o número de itens postados relacionados à votação totalizaram mais de 2 milhões.

Segundo o estudo, no Twitter o posicionamento foi majoritariamente contrário ao processo de Impeachment. Das mais de 2 milhões de postagens, 85% das menções eram contra o impedimento da Presidente.

Já no Instagram, que registrou quase 20 mil postagens no período da votação, 60% das menções foram favoráveis ao Impeachment. Na semana anterior à votação, no entanto, o número registrado era de 97%.

Para além das redes sociais, a votação teve ampla repercussão na imprensa nacional e internacional. Grande parte das emissoras de televisão transmitiu ao vivo e na íntegra a sessão de votação na Câmara, onde muitos puderam acompanhar uma sessão plenária pela primeira vez.

O estudoDivulgação / Scup 

Números apontam posicionamento nas redes sociais com relação à votação do Impeachment

Os dados foram colhidos e analisados pela ferramenta Scup, um produto da empresa de tecnologia digital Sprinklr. Todos os dados são referentes ao dia 17/04, quando ocorreu a votação, concentrando-se após o início da sessão, às 18h.

Scup é hoje considerado uma das principais e maiores ferramentas de monitoramento de redes sociais do mundo.

Outros dados

No instagram, foram analisados 15,6 mil postagens. No Twitter, 2.240 milhões de intens no período.  No total, foram 2.255 milhões de itens, e mais de 146 milhões de pessoas impactadas pelas postagens.

Dilma Roussef foi a personalidade mais citada, seguida por Temer, e pelos deputados Eduardo Cunha e Jair Bolsonaro.

Minas Gerais representa 9% do cenário total de publicações. São Paulo e Rio de Janeiro lideraram a quantidade de publicações sobre tema.

Acompanhando as postagens, as hashtags mais utilizadas foram: #ImpeachmentDay, #NãoVaiTerGolpe, #ForaDilma, #ForaPT, #TchauQuerida, e #Impeachment.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por