Sudão do Sul caminha para guerra civil, em meio a milhares de mortos

Hannah Mcneish/AFP
25/12/2013 às 08:01.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:59

JUBA - Milhares de pessoas morreram devido à violência das últimas semanas no Sudão do Sul, onde foi descoberta nesta terça-feira (24) uma vala comum, anunciou a ONU, em meio a combates que ameaçam levar à jovem nação à guerra civil.

"Não tenho dúvida de que se tratam de milhares de mortos", afirmou o chefe da missão humanitária da ONU no país, Toby Lanzer.

O governo sul-sudanês, por outro lado, comemorou hoje uma vitória ao recuperar a localidade estratégica de Bor, tomada pelos rebeldes há uma semana, embora restem amplas áreas fora de seu controle.

Antes, a alta comissária da ONU encarregada dos Direitos Humanos, Navi Pillay, anunciou a descoberta de uma vala comum em Bentiu, capital do estado petroleiro de Unidade, no norte do país, e sob controle rebelde.

"Descobrimos uma vala comum em Bentiu, e haveria outras duas em Juba", a capital, assinalou.

A descoberta acontece após uma escalada dos combates entre facções do Exército leais ao presidente, Salva Kiir, e a seu rival Riek Machar, ex-vice-presidente, destituído em julho.

Testemunhas ouvidas pela AFP deram conta de uma onda de atrocidades, entre elas uma campanha de assassinatos étnicos em massa e estupros.

Navi também denunciou "execuções em massa", ataques contra indivíduos "baseados em sua origem étnica", e prisões arbitrárias registradas nos últimos 10 dias no Sudão do Sul.

A funcionária da ONU expressou preocupação com o destino de pessoas detidas em locais desconhecidos, entre elas centenas de civis, presos durante operações de busca em casas e hotéis de Juba.

Ao menos 45.000 civis sul-sudaneses se refugiaram em bases da ONU no país, entre eles 20.000 na capital, Juba, indicou a ONU nesta terça-feira.

Os combates explodiram há 10 dias, depois que o presidente Salva Kiir acusou seu ex-vice, Riek Machar, destituído por ele em julho, de tentativa de golpe de Estado.

Machar, que nega a acusação, disse hoje que está pronto para negociar com o rival.

A violência que atinge há uma semana o Sudão do Sul deixou oficialmente 500 mortos, embora os trabalhadores humanitários considerem este número inferior ao real.

O conflito já atingiu metade dos dez estados do jovem país, independente desde 2011.

A comunidade internacional, com Nações Unidas e Estados Unidos na liderança, realiza missões diplomáticas para tentar frear a escalada de violência.


Violência étnica

O conflito ganhou dimensão étnica ao colocar em campos opostos os nuer, tribo de Machar, e os dinka, etnia de Kiir.

Começam a ser divulgados relatos de violência étnica cometida pelas forças do governo e os rebeldes em todo o país.

Em uma mensagem de Natal à nação, Kiir disse que "gente inocente foi assassinada de forma gratuita", e alertou que a violência ameaça escapar do controle.

"Existe agora gente que aponta para outras pessoas por causa de sua tribo. Isso só levará a uma coisa, que é gerar nesta nação o caos", afirmou.

Dois nuers, refugiados em uma base da ONU, indicaram que foram presos com outros 250 homens por soldados sul-sudaneses, que abriram fogo contra eles em um posto da polícia em Juba, simplesmente por pertencerem à etnia de Machar.

"Para sobreviver, tivemos que nos cobrir com os cadáveres de outros (...) Não tenho muita vontade de falar sobre isso", declarou um deles à AFP.

O governo nega estar por trás de qualquer violência de cunho étnico.

Outros testemunhos apontam para a colocação em andamento de um esquema de violência de caráter étnico, como assassinatos e estupros, desde o início dos confrontos, no dia 15 de dezembro.

Em outras regiões do país, outras informações apontam para ataques dos rebeldes contra os partidários do presidente Kiir.

No estado de Jonglei, um ataque contra uma base da ONU por jovens nuers terminou com a morte de dois capacetes azuis indianos. As Nações Unidas também temem que civis dinkas, refugiados no campo, tenham sido massacrados.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por