Flip evoca o bom humor para homenagear Millôr Fernandes

Leida Reis - Enviada Especial
30/07/2014 às 12:44.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:35
 (Divulgação)

(Divulgação)

PARATY - Um crítico de arte abrindo a Festa Literária Internacional de Paraty pode ser inusitado. Mas não é inadequado, se o homenageado é um artista plural como foi Millôr Fernandes. Em vez de uma palestra sobre a obra de um autor, a abertura da Flip acontece às 19h de hoje com Aguinaldo Silva mostrando cartuns, desenhos e quadrinhos de um jornalista que foi escritor, dramaturgo, editor, tradutor e ferrenho crítico político e social do Brasil.

O próprio Millôr já esteve na Flip, dividindo mesa com Luis Fernando Verissimo, em 2003, na primeira edição da festa. Morto em 2012 aos 88 anos, ele volta agora para dar ao principal evento de literatura do país uma veia humorística e engajada. Logo após a palestra do crítico Aguinaldo Silva, vem a mesa “Millormaníacos” com os humoristas Reinaldo Batista e Hupert Aranha, da trupe Casseta & Planeta, entrevistando o cartunista Jaguar, companheiro de Millôr Fernandes no jornal “Pasquim”, que circulou de 1969 a 1991.

Lembrado como o mais bem humorado defensor da liberdade de expressão no Brasil, o homenageado ganha também a exposição “Millôr, 90 anos de nós mesmos”, na Casa da Cultura e Paraty, e uma edição diária do “Daily Millor”, brincadeira de amigos do escritor.
Às 21h30, a cantora Gal Costa faz o show de abertura, no espaço dedicado à Flipinha. A edição da Flip desde ano traz à cidade histórica fluminense 47 autores de 15 nacionalidades. Se não tem o maior fluxo de turistas, é o mais rentável aos comerciantes de Paraty embalada pelo nível sociocultural (e econômico), dos participantes, avaliam donos de bares e restaurantes da cidade.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por