História de Minas Gerais vira enredo de samba no Canto da Alvorada

Carlos Calaes - Do Hoje em Dia
30/01/2013 às 06:47.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:26
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

A riqueza histórica de Minas, passando pelo ciclo do ouro, a Inconfidência Mineira, o sonho de liberdade, o povo e sua religiosidade, dentre outros aspectos, todos embalados pelo canto da sereia Yara. Esses são alguns dos temas que compõem o enredo do samba “Pela História de Minas - Yara Tupinambá”, da escola de samba Canto da Alvorada para o Carnaval de 2013.

Composto e interpretado por Ricardo Barrão, o samba é homenagem à artista plástica Yara Tupinambá.

Otimista, o presidente da Canto da Alvorada, Carlos Alberto Damasceno, promete “uma grande surpresa na apresentação”, sem dar qualquer pista, além de antecipar que serão três carros alegóricos e três tripés com alegorias com cenários da história mineira. A escola entra no Boulevard Arrudas, na segunda-feira, dia 11, com 750 integrantes distribuídos em 16 alas.

A artista Yara Tupinambá irá desfilar no último carro, para fechar a apresentação com “chave de ouro”. “Estou muito empolgada”, declara a artista, revelando que usará um vestido longo “verde-e-branco”, as cores da escola. Ela se diverte ao lembrar que desfilou como “Rainha da Banda Mole em Belo Horizonte quando era chique”.

Yara Tupinambá criou uma tela de 1,20m por 10,90m com os temas abordados no samba-enredo. A obra terá 50 reproduções em gravura assinadas por ela.

O desfile da agremiação será aberto por um carro alegórico de três toneladas, que recria a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, seguida por uma réplica da Maria Fumaça, locomotiva de Tiradentes.

O artista plástico Maurício Barbosa é o responsável pela confecção das alegorias da escola.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por