Capital tem várias exposições de artes visuais; confira e visite

Da redação
almanaque@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/04/2016 às 19:25.Atualizado em 16/11/2021 às 02:51.
 (Divulgação)
(Divulgação)

Mostra no Palácio das Artes resgata obra de Farnese de Andrade

A Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, recebe a partir de hoje a exposição “Farnese de Andrade – Arqueologia Existencial”, que relembra a trajetória de um dos mais expressivos artistas mineiros.

Reconhecido pelo uso inventivo de objetos e assemblagens – colagem ou composição artística feita com materiais ou objetos diversos –, o artista retrata questões como religião, sexualidade, razão e loucura.

Inédita em Belo Horizonte, a mostra tem curadoria de Marcus Lontra e já passou por São Paulo e Brasília, em formato reduzido. Na Fundação Clóvis Salgado, a exposição conta com 95 objetos, produzidos entre as décadas de 1970 e 1990.

Na imagem, a obra “Casal com Filho”, de 1983. A exposição estará aberta até 3 de julho, de terça a sábado, de 9h30 às 21h. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone 3236-7400.

‘Poética de Resistência’

Reunindo mais de 40 obras de 23 artistas ligados à Escola Guignard, entre alunos e professores, a mostra “Poética da Resistência” foi aberta ontem na cAsA – Obras Sobre Papel (av. Brasil, 75).

Com curadoria de Cláudia Renault, os trabalhos apresentam técnicas como fotografia, colagem, desenho e gravura. Visitas gratuitas até 14/5, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.

400 anos sem Cervantes

A exposição “Quixote”, que abre hoje, às 19h, no Hall das Coleções Especiais da Biblioteca Pública (Praça da Liberdade, 21), homenageia os 400 anos de morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, em 22 de abril de 2016.

Seis obras do artista plástico espanhol Carlos Carretero e cerca de 140 livros ilustrados das Coleções Especiais da Biblioteca do acervo do Instituto, retratam as aventuras de Dom Quixote, personagem-título da obra-prima de Cervantes e uma das maiores figuras da literatura ocidental.

Visitas gratuitas até 30/4, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Dia 19/4, às 15h, o dramaturgo e diretor teatral Júlio Vianna profere a palestra “Obra teatral e adaptação da obra literária: transpondo o universo Quixotesco de Cervantes”.

Mostra “O Que Queremos para o Mundo?”

Mostra “O Que Queremos para o Mundo?”

Exposição Multimídia

O MM Gerdau Museu de Minas e do Metal (Praça da Liberdade) recebe, de hoje até 8/5, a mostra “O Que Queremos para o Mundo?”, que oferece uma experiência artística e sensorial às crianças.

Em cubos mágicos gigantes, o visitante poderá experimentar, brincar e criar universos próprios com arte e tecnologia. Visitas gratuitas de terça a domingo, das 12 às 18h, e às quintas, das 12 às 22h.

Shakespeare 400 Anos

Pinturas, esculturas, instalação e objetos materializam em diferentes expressões artísticas um dos maiores escritores da língua inglesa.

Essas obras compõem a mostra “William Shakespeare 400 Anos Depois”, que abre hoje, às 19h, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Mineiro (av. João Pinheiro, 342).

A mostra apresenta trabalhos de 31 artistas, escolhidos em edital da Secretaria de Estado de Cultura. Visitas gratuitas até 11/5, às terças, quartas e sextas, das 10h às 19h; às quintas, das 12h às 21h; e aos sábados e domingos, das 10h às 19h.

A exposição integra as atividades em homenagem ao escritor inglês, realizadas durante o 1º semestre, e que envolvem palestras e curso para educadores. Acompanhe a programação em cultura.mg.gov.br.

Exposição “Globe Trotter”

Exposição "Globe Trotter"

Fotógrafo Weber Pádua celebra seus 30 anos de carreira

Sob curadoria de Tibério França, a exposição “Globe Trotter”, que celebra 30 anos de carreira do fotógrafo Weber Pádua, pode ser conferida até 7/8 no Café Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640).

Reconhecido pelo trabalho no mundo da moda, Pádua traz imagens que registrou em viagens pelo Marrocos, Japão, Estados Unidos, diversos países da Europa, e pelo Brasil.

O comportamento e a geografia humanos revelam-se a grande inspiração do artista. Visitas gratuitas às terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h; quintas, das 10h às 22h; domingos, das 10h às 16h.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por