COL minimiza falha que permitiu invasão a campo na Arena Amazônia

Gazeta Press
04/04/2014 às 14:36.
Atualizado em 18/11/2021 às 01:57

A Arena da Amazônia recebeu novo evento-teste na noite desta quinta-feira (3) ao sediar o empate em 0 a 0 entre Resende e Vasco pela Copa do Brasil. Pouco futebol foi mostrado em campo, mas a partida serviu para estudar os pontos que precisam de correção. O mais sério deles é a segurança, pois algumas crianças conseguiram invadir o campo logo após o apito final. Mas Tiago Paes, representante do Comitê Organizador Local (COL), minimiza o incidente e defende que a função do jogo era exatamente revelar erros.

"Como é o primeiro evento-teste oficial, não esperávamos que tudo saísse perfeito. Há pontos a serem corrigidos e eles serão corrigidos. Esse é o intuito principal dos testes", argumenta. "De forma geral, ficamos muito satisfeitos aqui em Manaus", aprova em seguida.

Quanto ao incidente, o gerente-geral de Integração Operacional do COL minimiza a falha de segurança dos 600 stewards e promete que vídeos serão analisados para solucionar a falha. "Pudemos ver claramente o sucesso na operação. As escadas ficaram ‘limpas’, sem pessoas sentadas. Ainda analisaremos as imagens sobre as invasões de campo para saber onde ocorreu a falha e descobrir quem não estava atento. Isso não ocorrerá em jogos da Copa do Mundo", garante.O estádio já havia sido usado duas vezes, mas o confronto entre cariocas foi o primeiro no qual o anel superior da arquibancada foi aberto ao público. Apesar do planejamento listando desafios gradativamente maiores, o COL ainda terá bastante trabalho para satisfazer a Fifa quanto aos requisitos para receber partidas da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, o primeiro erro que gerou descontentamento nas arquibancadas aconteceu antes mesmo de a bola rolar: o som ambiente estava extremamente alto.

Quanto a isso, Tiago Paes mantém o discurso, argumentando que vários ajustes ainda serão feitos. "Foram testes no sistema de som e imagem do estádio. Pudemos ver que esses sistemas ainda não estão totalmente regulados. Há ajustes a serem feitos, como a melhor distribuição do som e equalização", explica.

A exemplo do que aconteceu na Arena Pantanal na última quarta-feira, a limpeza das arquibancadas também foi precária e o representante do COL admite que "há muito a ser feito", mas ressalta que o importante é que o trabalho já foi iniciado.

Gramado ganha elogios

O primeiro evento-teste oficial do palco de Manaus para a Copa não gera só notícias ruins. Segundo Tiago Paes, apesar de a numeração nos assentos ainda não ter sido usada, o trabalho dos orientadores de público deve ser exaltado, já que conseguiram informar bem aos torcedores.

Além disso, o gramado em boas condições rendeu elogios do técnico vascaíno Adílson Batista, que o caracterizou como "um belo de um campo". Outro ponto positivo foi o desembarque das equipes no estádio, já que uma das orientações da Fifa é permitir que as seleções cheguem à arena evitando grande contato com o público.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por