Lula frisa atenção à infraestrutura e alfineta oposição

Carla Araújo e Roberval Angelo Schincariol
13/06/2013 às 22:54.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:07

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quinta-feira, 13, em seminário em homenagem aos 10 anos do PT, em Curitiba, que o Brasil é um dos países do mundo que mais investe em infraestrutura. "Poucos países do mundo, talvez só a China, têm investido em infraestrutura como o Brasil", disse Lula em discurso transmitido pelo site do Partido dos Trabalhadores (PT). O ex-presidente citou os programas de licitações de portos e aeroportos lançados recentemente pela sua sucessora Dilma Rousseff e os investimentos previstos pela Petrobras no pré-sal.

O seminário, intitulado "O Decênio que Mudou o Brasil", é realizado pelo PT, pelo Instituto Lula e pela Fundação Perseu Abramo. Para a plateia de petistas, Lula declarou que "nenhum país do mundo tem uma perspectiva de futuro como o Brasil". Para ele, nenhuma nação está gerando a quantidade de empregos que o Brasil vem gerando. "Eu jamais imaginei estar vivo para vivenciar o Brasil com uma taxa de desemprego de 5,5% ao ano."

O ex-presidente aproveitou a ocasião para criticar a oposição, que, segundo ele, está enfraquecida e reclama da inflação sem razão. "Hoje (a inflação) é 5,8% ao ano. A 'deles' chegou em 70% ao mês. Quando eu ganhei a Presidência era 14%", afirmou. Lula discorda da avaliação da oposição sobre a economia. "Eu gostaria de saber, qual é a preocupação e a desconfiança que eles têm da economia brasileira? Qual é o problema que eles têm?", provocou.

Lula também criticou as agências de classificação de risco, dizendo que parecem avaliar "risco de especulação". "Nós temos gente no governo que tem competência para tomar as decisões corretas", afirmou. Ele ainda citou o recém-lançado Programa Minha Casa Melhor, que prevê financiamento para móveis e eletrodomésticos, afirmando que não entende a preocupação dos adversários. "Quem incomoda eles? Será que é financiar geladeira, móvel, fogão? O que eles querem?", indagou.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por