Orquestra de Câmara Opus celebra a primeira década

Flávio Venturini é o convidado do concerto de hoje

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
26/05/2016 às 17:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:37
 (Divulgação)

(Divulgação)

Quando o maestro Leonardo Cunha fundou a Orquestra de Câmara Opus em 2006, o objetivo era ajudar a quebrar os paradigmas existentes em torno da música de concerto. Dez anos depois, é inegável que há muito ainda a ser desmitificado. Mas é exatamente isso que o leva a perseverar na labuta com a mesma paixão do início. 

“Costumo dizer que não existe preconceito; existe pré-conceito. As pessoas imaginam uma coisa, pois não têm oportunidade de vivenciar essa música com frequência. Mas quando chegam no concerto, deliciam-se”, diz. 

E é justamente com essa expectativa que o grupo subirá hoje mais uma vez ao palco. Convidando Flávio Venturini, a orquestra se apresenta às 20h30 no Grande Teatro do Sesc Palladium para celebrar a primeira década de atividades.Divulgação Sucessos – O repertório trará composições do convidado, como “Céu de Santo Amaro”, “Espanhola”, “Noites com Sol” e a instrumental “Fantasia Barroca”

A escolha do representante do Clube da Esquina, claro, não foi aleatória. Cunha conta que a orquestra tem familiaridade com o músico, com quem já havia se apresentado em outras duas ocasiões. “Esse será o nosso primeiro show comemorativo aos dez anos do grupo e o convite do Flávio (Venturini) foi porque nós, como a maioria dos brasileiros, temos histórias linkadas com as músicas dele. E ele tem também um trabalho voltado para o instrumental”.

Com dois discos lançados – em 2007, como resultado do projeto “Orquestrando Brasil”, e o outro em 2011, no qual participaram os compositores britânicos E. Elgar, G. Holst e B. Britten –, Cunha considera que a orquestra tem conseguido cumprir seu objetivo: popularizar a música que fazem.

“Quando olho para trás, vejo que conseguimos democratizar mais a música de concerto. As pessoas realmente gostam quando escutam. Estamos conseguindo aproximar o público desta música e mostrar que o erudito pode ser popular”, afirma Cunha. Tão popular que, na sessão desta noite, canções conhecidíssimas como “Céu de Santo Amaro”, “Espanhola” e “Noites com Sol”, de Venturini, estarão no repertório. 

Orquestra de Câmara Opus convida Flávio Venturini – Hoje, às 20h30, no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046). De R$ 30 (meia) a R$ 90. Vendas: ingresso.com

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por