AIE eleva projeção de demanda mundial por petróleo

Agencia Estado
11/12/2013 às 10:27.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:43

A Agência Internacional de Energia (AIE) elevou hoje sua projeção para a demanda mundial por petróleo neste ano em 130 mil barris por dia (bpd), a 91,2 milhões de bpd, devido à demanda mais forte que o esperado verificada entre países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no terceiro trimestre. A expectativa agora é que a demanda global cresça 1,2 milhão de bpd em 2013 e 2014, alcançando 92,4 milhões de bpd no ano que vem.

Em relatório mensal divulgado hoje, a AIE disse que a oferta mundial aumentou 310 mil bpd em novembro ante outubro, a 92,3 milhões de bpd, após a produção de países não pertences à Opep ultrapassar 43 milhões por dia pela primeira vez em décadas. Na comparação anual, a oferta subiu 810 mil bpd no mês passado.

Apenas a oferta da Opep recuou 160 mil bpd em novembro, a 29,73 milhões de bpd, registrando o quarto declínio mensal consecutivo. Novas interrupções na produção da Líbia e volumes menores de petróleo da Nigéria, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Venezuela mais do que compensaram o avanço nos resultados do Irã, Iraque e Angola, segundo a agência.

A AIE também informou que as exportações iranianas de petróleo subiram 89 mil bpd em novembro, a 850 mil bpd, com o aumento de compras pelos chineses e a retomada dos embarques para Taiwan, segundo estimativas preliminares. Há cerca de um mês, a agência havia dito que as exportações do Irã haviam atingido em outubro o menor nível em 21 meses.

No final de novembro, o Irã e as seis potências mundiais fecharam um acordo provisório para aliviar as sanções internacionais impostas ao país em troca da desaceleração do programa nuclear de Teerã. Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por