PF inicia operação contra fraudes no Enem e vestibulares

Luciano Coelho, especial para a AE
14/11/2014 às 14:24.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:01

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 14, a Operação Apollo no Piauí, Ceará e Paraíba para investigar fraudes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Os agentes seguem os vestígios de uma quadrilha especializada neste tipo de fraude.

A investigação que resultou na operação foi iniciada há treze meses e hoje cumpriu quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão. Os presos foram indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa e fraudes em concurso de interesse público.

A operação está centralizada na Superintendência da Polícia Federal do Ceará e, além das prisões, realizou a prisão em flagrante de dois candidatos do ENEM 2014 no último sábado, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.

As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes nas edições do Enen em 2013 e em 2014, segundo informou a assessoria da PF.

A atuação da quadrilha era na região do Cariri, no Sul do Ceará, mas se estendia também pelos estados da Paraíba e do Piauí. Os candidatos interessados em ingressar no curso de Medicina de universidades públicas eram os alvos preferenciais dos fraudadores.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por