Ilustrações de Lucas Levitan dão vida à fotografias no Instagram

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
25/08/2015 às 16:13.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:29
 (Lucas Levitan/ Divulgação)

(Lucas Levitan/ Divulgação)

http://lucaslevitan.com/ é o nome de um projeto que vem chamando atenção, ganhando a simpatia e muitos - muitos - clicks nas redes sociais. Assinado pelo multimedia Lucas Levitan, de 37 anos, o trabalho reúne ilustração e fotografia a partir de intervenções ou como o próprio artista chama: "invasões".

"Comecei fazendo invasões em minhas próprias fotos, mas vi que interagir com fotografias de outros era mais divertido. E o Instagram (rede social de fotografia) me ajudou a caçar imagens e encontrar vítimas em toda parte do mundo", revela.

Para o moço, aliás, as invasões são uma maneira lúdica de encarar a fotografia. "Dessa forma vejo as fotos com mais atenção, buscando uma segunda história. Viajo por contas de Instagram buscando minhas vítimas e espero que alguma imagem me inspire".

À caça na rede

O multimedia conta que viaja aleatoriamente por contas de Instagram à procura de uma imagem lhe inspire. "Me divirto fazendo isso e eu não escolho as fotos. Na verdade elas que se fazem ver e na maioria das vezes começo a caça da próxima vítima sem ter uma idéia previa do que busco, e me surpreendo quando vejo uma foto e a ideia de ilustração. Outras vezes tenho uma história pra contar e tento encontrar uma imagem que case".

De acordo com Levitan, até o momento não houve reclamações dos fotógrafos ou das invasões nas imagens, mas ele ressalva que desde o início do projeto (em março de 2014), ele tem o cuidado de dar os devidos créditos nas imagens que cria, mencionando os autores das fotos originais. "Eu também acredito que esteja claro que minhas interações com as fotografias não têm o propósito de superar a original mas, sim, criar uma parceria", justifica.

Para o artista, a surpresa de ser invadido é melhor que a expectativa de imaginar o que ele faria com a foto enviada. "Gosto da liberdade de criação. Algumas fotos pedem uma ‘invasão’ poética, outras com humor mais escrachado. Esse é o projeto que me sinto mais livre para expor minha maneira de pensar e criar".

Futuro

"Tem dias que sou filmmaker, outros artista plástico, já fui também designer e, no momento, estou ilustrador. O desenho sempre me acompanhou desde muito pequeno, mas até o momento não havia trabalhado profissionalmente", conta.

Hoje Levitan vive como ilustrador, mas não apenas fazendo invasões. Desenha ainda para editoras, jornais e publicidade ao mesmo tempo que mira em novos  projetos - como os dois livros de história em quadrinhos que pretende terminar até o final do ano.

Ainda assim, o multiartista admite o carinho especial que tem pelo Photo Invasion. "Ele cresceu naturalmente e nunca forcei para que acontecesse. E esse é um dos motivos que acredito ser um dos meus projetos que mais reflete minha maneira de fazer humor", pontua.

Natural de Porto Alegre, o multimedia vive desde 2005 em Londres, na Inglaterra, onde foi para fazer um mestrado em arte e design pela University of the Arts London e acabou ficando. "Era para ser só um ano, mas me apaixonei pela cidade e pelas possibilidades de fazer arte aqui".

Daqui do Brasil o que nos resta é torcer, publicar e compartilhar o trabalho do moço. Para acompanhar os passos do artista acesse as páginas oficiais dele no javascript:void(0)/*276*/e no http://@lucaslevitan

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por