Educação: práticas que levam ao empreendedorismo

Izabela Ventura - Hoje em Dia
09/05/2014 às 08:31.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:30
 (Sebrae Minas/Divulgação)

(Sebrae Minas/Divulgação)

Incentivar pessoas comuns, sobretudo os jovens em processo de formação educacional e profissional, a se tornar empreendedores é a missão dos professores mineiros Marlise dos Reis Matos, Viviane Santos Birchal e Luciano Alves da Cunha.


Eles foram vencedores do Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas e ganharam a oportunidade de aprender ações pedagógicas com o povo mais empreendedor do planeta: o americano. Os três profissionais participaram, neste mês, de uma missão técnica a Nova Iorque e Boston.

Eles conheceram experiências de educação empreendedora em instituições como Harvard, Babson College, Microsociety e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

ENSINO

Para conseguir essa chance, Viviane, professora do curso de engenharia química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criou a disciplina optativa Empreendedorismo, Gestão e Inovação. Para isso, a docente teve a ajuda do formando Leonardo Fernandes Coelho.

Nela, os alunos aprendem, entre outras coisas, lições gerenciais, a trabalhar com inovação nas empresas, gerir pessoal e negócios. Com a ajuda de profissionais do mercado, os estudantes podem desenvolver projetos pessoais ou profissionais, que vão desde montar um bom currículo a administrar um negócio ou projeto social.

Intercâmbio

Nos Estados Unidos, Viviane presenciou práticas nada modestas, como a de Babson College, maior escola de negócios do mundo, que dá US$ 3 mil dólares para os alunos começarem um negócio como “dever de casa”.

Mas viu também iniciativas de empreendedorismo social mais fáceis de serem implementadas no Brasil, como crianças ensinando os pais como legalizar e gerir um negócio informal.

“Descobri que um programa de educação empreendedora fez alunos pobres de uma escola pública de Nova Iorque perceberem que podem ser os protagonistas da própria vida”, contou o diretor de operações do Sebrae Minas, Fábio Veras.

Segundo ele, questões culturais ainda são empecilhos para alavancar de vez o empreendedorismo no Brasil. “Empreender é ser capaz de ter autonomia para descobrir qual é a sua vocação e fazê-la acontecer”. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por