A paixão como negócio

25/03/2016 às 22:24.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:38

Fernando Capella Reis, chef de cozinha e consultor de alimentos, afirma que “Cozinhar é como um espetáculo: é preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos o aplaudam de pé”. E é justamente esta a proposta do jovem André Barreto, que criou o blog cozinhepraela para ensinar os marmanjos a elaborar cardápios interessantes para conquistar (ainda mais) as mulheres, fazendo com que elas possam aplaudir o show.

André Barreto tem 26 anos, é formado em Relações Públicas pela PUC Minas e atua na equipe de Comunicação Corporativa da Fiat Chrysler. A história da paixão pela cozinha inicia-se aos 10 anos de idade, quando começou a acompanhar seu pai cozinhando na fazenda, no fogão a lenha, na cidade de Mercês, na Zona da Mata mineira.

Aos 15 anos de idade André Barreto despertou o seu espírito alquimista na cozinha: fazia as receitas dos rótulos de creme de leite, inventava receitas com as sobras de geladeira e criava molhos diferentes para as massas. André foi comprando livros e estudando sobre o tema gastronomia, além de complementar conhecimentos e experiências nas suas viagens pelo Brasil e pelo exterior.

Como sempre recebia visitas em casa, André foi aprimorando e incrementando os cardápios e as harmonizações, agregando mais valor aos eventos gastronômicos. Ao longo do tempo, os amigos e familiares começaram a pedir dicas de restaurantes, de receitas fáceis, de vinhos para harmonizar com os pratos … e isso despertou a ideia de criar um blog específico de gastronomia. Foi assim que surgiu o www.cozinhepraela.com.br<http://www.cozinhepraela.com.br>

O blog foi lançado em março de 2015 e é focado no homem moderno, de 25 a 55 anos, de classe média-alta que gosta de gastronomia. "O maior desafio é produzir pratos com técnicas fáceis, cardápios acessíveis em termos de preço e que o homem possa cozinhar para conquistar”, explica André Barreto.

Atualmente, o blog conta com 80 receitas fáceis e auto-explicativas. Um dos destaques do blog é a seção “além da cozinha”, que oferece dicas de compras de azeites, roteiros de viagens gastronômicas, dicas de restaurantes e regras de harmonização de queijos e vinhos.

Com o blog e as redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) bombando em estatísticas de acessos, surgiram as demandas de aulas para leigos aprenderem a cozinhar. Foi aí que André aproveitou a oportunidade e criou um novo negócio, o “Na pressão”, que consiste num curso prático com receitas fáceis, rápidas, com ingredientes baratos e tudo feito na panela de pressão.

André Barreto deixa uma mensagem para quem quer empreender no Brasil “faça o que você gosta de fazer com amor” e complementa “pense fora da caixa”. #ficaadicadoandrebarreto

***Palestrante, consultor empresarial e professor universitário.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por