Economia com horário de verão estendido não vai aliviar conta de luz, diz Aneel

Agência Estado
06/02/2015 às 20:42.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:56

Enquanto o governo estuda estender em um mês o horário de verão para tentar poupar os reservatórios das usinas hidrelétricas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avalia que a economia gerada pela medida não ajudará a aliviar a conta de luz dos brasileiros neste ano. Originalmente, o horário diferenciado deveria acabar no próximo dia 22.

"A medida em estudo pelo governo contribui pelo lado da demanda, mas não tem efeito nas tarifas", disse nesta sexta-feira, 6, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. A agência abriu consultas públicas sobre os processos de reajustes dos valores pagos nas contas de luz: a revisão extraordinária das tarifas de distribuição e o reajuste nos preços das bandeiras tarifárias.

Rufino afirmou que uma eventual prorrogação do horário de verão não precisa ser aprovada pela Aneel, mas disse que contribui com o Ministério de Minas e Energia na formulação dos estudos sobre essa alternativa.

Ele admitiu que o horário de pico de consumo no Brasil se deslocou do começo da noite para o início da tarde. Em tese, essa mudança no perfil de consumo dos brasileiros leva o horário de verão a perder parte de sua eficiência. "Os estudos que estão sendo feitos é que mostrarão se a medida vale a pena", disse.

O MME fará uma reunião na próxima quinta-feira (12) para que seja tomada uma decisão sobre o horário de verão. De acordo com registros do ONS, com uma hora a mais de luz natural, a demanda no começo da noite diminui 2.065 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 630 MW no subsistema Sul, correspondendo a uma redução de 4,6% e 5,0%, respectivamente. No ano passado, a adoção do horário especial permitiu economia de R$ 400 milhões.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por