Jornal argentino é acusado de racismo e causa agitação nas redes sociais

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
04/05/2016 às 14:45.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:16
 (Reprodução/Ole)

(Reprodução/Ole)

Principal jornal esportivo da Argentina, o Diário Olé causou polêmica nesta quarta-feira (4), ao estampar em sua capa a frase "Mano negra (mão negra)", para destacar a eliminação do Huracán diante do Atlético Nacional, na última terça (3), pelas oitavas de final da Libertadores.

A expressão utilizada na capa do jornal foi interpretada por muitas pessoas como racista, e causou verdadeiro furor nas redes sociais. O jornal afirma o árbitro venezuelano José Argote teve atuação catastrófica e decisiva na eliminação do Huracán. O jogo acabou com vitória dos colombianos por 4 a 2.

As reclamações dos argentinos se devem à marcação de um pênalti de Bogado em Guerra, no primeiro tempo, e, na segunda etapa, no lance do gol de Ábila, já que o centroavante parecia um pouco adiantado. O Huracán ainda questiona a expulsão de Mancinelli, no segundo tempo, após cotovelada fora do lance em Marlos Moreno.  

Nos países hispânicos, o termo “mão negra” é utilizado quando se referem a conspirações ou roubo, mas devido ao histórico do jornal, que frequentemente faz trocadilhos em suas manchetes, e a foto de capa destacando o árbitro José Argote, que é negro, muitos leitores interpretaram a publicação como racista.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por