Mais de 130 países vão assinar acordo do clima em 22 de abril

Estadao Conteudo
07/04/2016 às 19:33.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:51
 (Divulgação)

(Divulgação)

Um recorde de mais de 130 países irá assinar o acordo climático de Paris na cerimônia que acontece em 22 de abril, afirmou hoje as Nações Unidas.

De acordo com o órgão, o número supera as 119 assinaturas obtidas na abertura do da COP-21, que aconteceu no final do ano passado, em Paris.

A ONU reiterou que a assinatura é o primeiro passo para que ele seja aplicado. Após o evento, o tratado deve começar a valer em até 30 dias após governos de 55 países, que respondem por 55% das emissões globais de gases estufa, apresentarem à ONU a retificação de seus respectivos legislativos.

"Paris foi histórico", afirmou, no comunicado, o secretário-geral Ban Ki-moon. "Mas é apenas o começo. Precisamos urgentemente acelerar nossos esforços para conter as mudanças climáticas."

O acordo estabelece uma meta coletiva de manter o aquecimento global abaixo dos 2º na comparação com o período anterior à industrialização, além de esforços para baixar essa meta para 1,5º. Entre as demandas, o acordo do clima pede que todos os países enviem seus planos para combater as mudanças climáticas, atualizando-os a cada 5 anos.

Fonte: Associated Press.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por