Cruze: muito equilíbrio, com pouco tempero

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
Hoje em Dia - Belo Horizonte
23/05/2015 às 10:53.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:10
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

O Chevrolet Cruze Sport 6 Ecotec LTZ oferece bom espaço interno, desempenho adequado, condução agradável e suspensão suave. Externamente, junto às linhas retas com ângulos bem marcados que os brasileiros tanto apreciam, destacam-se as enormes rodas 17 polegadas que conferem imagem de força e esportividade ao modelo. Por dentro, requinte com detalhes metalizados e em material sintético, mas as superfícies são “duras”. Ao menos o painel e partes dos forros das portas mereciam ser almofadados. Andando, ao contrário do motor que é barulhento, a suspensão merece elogios pelo silêncio, mesmo em calçamentos irregulares. Nas curvas, junto ao controle eletrônico de estabilidade, os pneus com perfil baixo e mais de 20 centímetros de largura transmitem segurança. A transmissão automática com 6 marchas, suave e ligeiramente lenta em certas reduções, aceita trocas sequenciais na alavanca, mas fica devendo borboletas no volante. O freio é eficiente e tem ABS que não vibra muito o pedal. No conteúdo, destaque para os 6 air bags, controle de tração, destravamento das portas por proximidade, sensores crepuscular e de chuva, direção elétrica inteligente, sistema multimídia com tela “touch”, viva voz e câmera de ré, “cruise control”, GPS com comandos por voz e, partida do motor por botão “start stop” escondido atrás do volante, em local diferente daquele onde usualmente se coloca a chave, dificultando o acionamento. Chevrolet Cruze Sport 6 O QUE É?Hatch médio com 4 portas, desenhado em conjunto com a coreana Daewoo, lançado na Europa em 2008 e no Brasil em 2012. ONDE É FEITO?Fabricado na planta de São Caetano do Sul (SP). QUANTO CUSTA?A versão testada “Cruze Sport 6 Ecotec LTZ” parte de R$ 89.750. O mais simples “LT”, de R$ 72.450.  COMO ANDA?Motor 1.8 flex, 16 válvulas, 144 cavalos, aceleração 0 a 100 em 11,4 segundos e velocidade máxima 197 km/h.  COM QUEM CONCORRE?Seus principais concorrentes custam a partir de: Fiat Bravo, R$ 63.170, Ford Focus Hatch (foto), R$ 69.900, e Volks Golf, R$ 77.850,. Embora alguns considerem, não vou incluir o Fiat Punto, devido ao entre-eixos cerca de 14 cm menor que os demais. COMO BEBE?Elogiável consumo para um veículo médio. Com gasolina, cidade 7,5 km/l e estrada 11,5. ESPAÇO INTERNO: Um dos mais espaçosos hatches médios em nosso mercado, com sobra de espaço para os joelhos de todos. Na traseira, conforto para dois adultos e uma criança. Três de maior porte não “curtirão” trechos longos. Mas o assento é muito baixo e não oferece apoio para as coxas, o que, além de incômodo, cansa. O porta malas, com 450 litros, é o maior entre os principais concorrentes. SEGURANCA: O Cruze sedã, que tem a mesma frente, “mandou bem” no “crash test” da “LatinNCAP” com 4 estrelas. Veja na imagem que as colunas e o alinhamento das portas não foram afetados no instante mais crítico do impacto. MERCADO: O Cruze hatch foi o 33º automóvel mais emplacado no Brasil em 2014, atrás do Focus em 31º e à frente do Golf em 35º e, do Bravo, que ficou abaixo dos 50 ranqueados. Pontos positivos: Espaço interno, direção agradável, suspensão. Pontos negativos: Assento traseiro, interior “duro”, faltam borboletas câmbio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por