CNC: Disposição do consumidor ir às compras recua

Fernanda Nunes
26/03/2013 às 13:09.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:16

Os consumidores estão menos dispostos a ir às compras, revelou a pesquisa "Intenção de Consumo das Famílias" (ICF), divulgada há pouco pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). A intenção de consumo recuou 2,5% (132,2 pontos) de fevereiro para março e também na comparação com igual mês de 2012.

"A manutenção de um nível ainda elevado de endividamento e inadimplência, maiores pressões inflacionárias e o fim das desonerações fiscais impediram um aumento da confiança das famílias no período", informou a CNC, em nota oficial.

Além disso, a instituição atribuiu a um menor otimismo com o mercado de trabalho a piora do indicador neste mês. Ainda assim, o ICF se mantém acima da zona de indiferença (100,0 pontos), o que a confederação classifica como "um nível favorável de consumo".

A pesquisa revela que, se comparado ao mês anterior, o grupo de consumidores de mais baixa renda, de até dez salários mínimos mensais, foi o que demonstrou maior recuo do ICF (-2,8%). Já as famílias com renda acima de dez salários mínimos apresentaram variação negativa de 0,9%.

Mesmo diante de estatísticas menos animadoras, a CNC destaca que "a sustentação do cenário favorável para o mercado de trabalho, com baixa taxa de desemprego e ganhos reais positivos, além do ritmo mais moderado da economia, poderá impactar positivamente o nível de endividamento e inadimplência, impulsionando o consumo ao longo de 2013".

Em comparação a fevereiro, os dados regionais revelaram ainda que o recuo do índice nacional foi puxado principalmente pelas capitais do Sudeste e do Norte, que registraram variação de -3,8% e -3,6%, respectivamente.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por