Beto Richa é reeleito governador do Paraná

FolhaPress
05/10/2014 às 19:44.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:29
 (Facebook Oficial)

(Facebook Oficial)

Beto Richa é reeleito governador do Paraná. Após um governo marcado por uma crise financeira e de um início de campanha conturbado, em que chegou a estar empatado com o segundo colocado, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi reeleito no primeiro turno das eleições deste domingo (5).
Com 98% das urnas apuradas, o tucano tinha 56% dos votos válidos.

Em segundo lugar, estava o ex-governador Roberto Requião (PMDB), com 28%. A senadora e ex-ministra Gleisi Hoffmann (PT), uma das apostas do PT para as eleições deste ano, fez 15%. Ao votar pela manhã, em Curitiba, Richa, 49, disse estar sereno, posou para fotos e passou quase uma hora cumprimentando eleitores. "Estou sereno. Vou até dormir um pouco à tarde." O tucano teve um início conturbado,quando, na última hora, perdeu o apoio do PMDB, que decidiu em junho lançar candidato próprio --que se tornaria seu principal adversário nesta campanha.

Ex-governador por três mandatos, Requião, 73, tem uma verve afiada e protagonizou os debates com o tucano desde o início da disputa. Em agosto, chegou a aparecer em empate técnico com Richa na liderança.

O atual governador, porém, fez valer o seu "exército": numa coligação com 17 partidos, Richa tinha pouco mais de 600 candidatos a deputado fazendo campanha para ele, além de dissidentes do próprio PMDB, que apoiavam sua candidatura.  Um de seus principais trunfos foi ter visitado todos os 399 municípios do Paraná como governador. Com isso, diz ter conseguido o apoio de mais de 200 prefeitos, que mobilizam a população local para votar no tucano. "Ah, isso ainda faz muita diferença", diz o agente funerário Lorierikson Coelho, 31, morador de Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba. "A cidade gira em torno disso. O pessoal depende da prefeitura para trabalhar."

Obras (ou promessas de obras) nos municípios também atraíram eleitores. Richa também cresceu no flanco da rejeição de seus principais adversários.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por