Conservatório UFMG recebe Bianca Gismonti nesta sexta

Cinthya oliveira - Hoje em Dia
06/11/2015 às 07:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:22
 (Daryan Dornelles)

(Daryan Dornelles)

Depois de estrear com uma linguagem bem diversa em 2013 (mostrada no disco “Sonhos de Nascimento”), Bianca Gismonti seguiu por um caminho diferente em seu segundo registro fonográfico. “Primeiro Céu” foi gravado ao vivo no estúdio, com todas as músicas construídas para um formato de trio – piano, baixo e bateria. Um repertório mais doce e minimalista que o público da capital poderá conferir esta noite, na apresentação gratuita que a artista faz no Conservatório UFMG.

“Primeiro Céu” traz o registro de gravações que foram feitas ao longo da turnê feita pela artista em 2013 e 2014, ao lado do baterista (e marido) Julio Falavigna e do baixista Antonio Porto. Assim, pode-se dizer que há um tantinho de cada um na assinatura de cada uma das músicas.

Vivenciamos a música juntos durante dois anos. A partir daí, registramos o que já existia na sonoridade do Trio; algo mais em conjunto e com muitas influências da história musical do Julio e do Antonio”, diz a cantora, compositora e pianista.

Filha de Egberto Gismonti e da atriz Rejane Medeiros, Bianca cresceu em um lar em que a arte fazia parte do cotidiano. Na fase adulta, não poderia ser diferente: trabalho e vida conjugal são inseparáveis no dia a dia com Julio. “A música é mais um dos elementos que nos une profundamente.

Ele participa desde as minhas primeiras ideias de composições”, diz Bianca, que gosta de chamar o baixista de “irmão”. “O Antonio é um grande amigo do Julio há mais de 20 anos. Tocaram juntos quando moravam na Europa, e seguiram este contato durante muitos anos. Com eles, aprendo todos os dias a ser mais livre musicalmente”.

Bianca não tem medo de deixar transparecer, na música, uma certa extensão da casa da família Gismonti. “Cada vez mais, tenho sentido um carinho imenso vindo dos admiradores da música do meu pai. Existe uma alegria enorme por poderem reconhecer características que admiram nele, porém, também por perceberem uma linguagem diferente e pessoal”.
 

Serviço

Bianca Gismonti no Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534, Centro), hoje, às 20h. Gratuito.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por