Atlético tem missão de melhorar números longe de BH e contra times pequenos

Frederico Ribeiro - Hoje em Dia
24/05/2015 às 08:40.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:11
 (bruno cantini/Atlético – 22/5/2015)

(bruno cantini/Atlético – 22/5/2015)

O sucesso no Brasileirão tem uma receita desafiadora. Mas os ingredientes já são bem conhecidos. Ao enfrentar o xará paranaense, hoje, em Curitiba, o Atlético desafia de uma só vez os dois principais obstáculos para vencer a competição.

Somar pontos fora de casa é obrigação para os candidatos à corrida pelo título nacional. Além disso, outro aspecto fundamental é evitar ao máximo perder pontos para times considerados pequenos e médios.

O Galo chega confiante para o jogo após a goleada diante do Fluminense na última rodada. O alvinegro, porém, precisa driblar um histórico de atuações ruins longe da torcida e contra equipes de fora dos eixos Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.

Em 2012, quando deixou escapar a taça, o Atlético fez uma campanha digna de título, mas viu o Fluminense acumular um aproveitamento de 81% contra equipes de menor expressão. Já a caminhada fora do Independência teve um rendimento abaixo dos 50%, contra 68% do Tricolor carioca longe de casa.

“Temos uma grande ligação com o Independência, e até mesmo no Mineirão. O diferencial em 2012 foi a perda de pontos fora de casa. Por isso, não nos mantivemos ‘cabeça a cabeça’ com o Fluminense. Temos que trazer pontos como visitante, porque os pontos fora são importantes contra qualquer equipe”, avalia o capitão Leonardo Silva, um dos remanescentes do vice-campeonato.

Nos dois últimos anos, o Atlético teve motivos para não lamentar as colocações no Brasileirão. Oitavo colocado em 2013, ficou “de ressaca” no segundo turno, curtindo o inédito título da Libertadores. Na temporada passada, viu o rival Cruzeiro erguer o troféu, mas terminou o vencendo justamente a Raposa na Copa do Brasil.

A equipe celeste continuou mostrando o caminho das pedras para quem quiser levantar o principal troféu do país. No ano passado, por exemplo, o time de Marcelo Oliveira não perdeu nenhum jogo contra os “pequenos”. Foram 14 vitórias e 4 empates, com incríveis 85% de aproveitamento, contra 46% do time de Levir Culpi – o Galo perdeu para Coritiba e Goiás no estádio Independência e somou outras dez derrotas fora de casa.

“Vamos tentar vencer o Atlético-PR, mas o mais importante é não perder. Podemos até perder uma posição, mas não o equilíbrio na disputa. Nossa intenção, claro, é tentar a liderança e manter isso até o fim”, completa Léo Silva.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por