Sem guardas municipais, cooperativa de reciclagem é assaltada pela 8ª vez

Pedro Rotterdan -Do Hoje em Dia
18/02/2013 às 11:50.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:05

Pela segunda semana seguida, o galpão do Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste de Belo Horizonte (Copersol), no bairro Graja de Freitas, região Leste da capital, foi alvo de arrombamento. O último foi registrado na madrugada desta segunda-feira (18). Essa é a oitava vez que o local é alvo de ação criminosa desde a inauguração, em junho de 2010.

A diretora administrativa da Copersol, Vilma da Silva Estevam, afirma que existe um acordo entre a cooperativa e a Prefeitura de Belo Horizonte, através da regional Leste, sobre a manutenção de agentes da Guarda Municipal, durante a noite no local. No enanto, o combinado não estaria sendo cumprido. “Não aquento mais. Se somar todas as invasões, já tivemos quase R$ 30 mil de prejuízo, sem contar o dano ao patrimônio. A gente pede a segurança e nada é feito”.

Segundo ela, durante a madrugada, os suspeitos arrombaram diversas portas e levaram ainda vasilhas, latinhas que seriam vendidas pelos cooperados, botijão de gás, além de quebrarem uma parede. Na segunda-feira de Carnaval, o local também foi invadido e, na ocasião, uma balança eletrônica usada para pesagem de material foi levada, assim como no penúltimo ataque que ocorreu em 23 julho do ano passado.

“Vamos receber novos equipamentos. Mas se não providenciarem segurança, logo teremos nosso material levado mais uma vez”, disse Vilma.

A Copersol Leste recebe o volume de lixo de cinco bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte, Savassi, Santo Antônio, Cruzeiro, Belvedere e Cidade Jardim.

O Hoje em Dia entrou em contato com a Regional Leste que informou que a responsabilidade seria da Guarda Municipal. A assessoria da Secretaria Municipal de Segurança Patrimonial foi procurada pela reportagem, por e-mail e telefone, e aguarda retorno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por