Borges e Dagoberto conquistam terceiro Brasileirão juntos

Flávia Alemi
14/11/2013 às 00:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:09

Quando a diretoria do Cruzeiro acertou a contratação de Borges e Dagoberto, o primeiro em julho de 2012 e o segundo em janeiro deste ano, refez a dupla de ataque do São Paulo de 2007 e 2008, anos em que o clube paulista conquistou seus quinto e sexto títulos do Campeonato Brasileiro. Devido ao faro goleador, Borges foi contratado pelo Cruzeiro para ser a referência no ataque, enquanto Dagoberto, mais veloz e técnico, chegou ao time celeste para dar mais criatividade ao setor. O resultado foi mais um Brasileirão na conta.

Após a conquista de 2008, a parceria no São Paulo durou até 2010, quando Borges deixou o clube paulista para jogar pelo Grêmio. Em apenas um ano e meio no Rio Grande do Sul, Borges marcou 30 gols em 61 jogos, mas, mesmo com a boa marca, o Grêmio o deixou escapar para o Santos em meados de 2011.

Melhor para o jogador, que conseguiu elevar sua média de gols por jogo de 0,49, no Grêmio, para 0,6 e ainda foi o artilheiro do Brasileirão daquele ano, com 23 gols em 29 jogos. Em 2012, porém, o atacante não conseguiu repetir os feitos do passado e perdeu espaço no ataque santista. Foi aí que a diretoria decidiu negociá-lo com o Cruzeiro e, em julho de 2012, Borges estava no clube celeste.

Dagoberto teve uma estadia maior no São Paulo e deixou a equipe no fim de 2011, a contragosto. Após uma discussão com o então técnico do clube paulista, Paulo César Carpegiani, Dagoberto foi punido pela diretoria, que cortou 10% de seu salário. Depois de muitas especulações a respeito do futuro do jogador, o Internacional o anunciou como reforço em dezembro de 2011.

Exaltado pela torcida colorada, Dagoberto decepcionou um pouco pelo baixo índice de gols por jogo (foram apenas 10 em 39 jogos com a camisa do Inter). Após ficar afastado dos gramados devido a uma lesão na coxa, Dagoberto foi vendido para o Cruzeiro em janeiro deste ano e chegou ao clube celeste como uma potencial peça de reposição para Montillo, que havia se transferido para o Santos.

Reunidos novamente, Borges e Dagoberto começaram a temporada 2013 no Cruzeiro com altas expectativas - e corresponderam a elas, pelo menos no primeiro semestre. No Campeonato Mineiro, fizeram oito jogos juntos e marcaram nove gols, cinco de Borges e quatro de Dagoberto. A sequência foi atrapalhada pelas sucessivas lesões de ambos.

Dagoberto ficou afastado por dois meses devido a uma lesão na coxa direita e Borges chegou até a culpar o calendário do futebol brasileiro pelo desgaste físico que sofreu. Mesmo com as condições adversas, Borges anotou 12 gols em 23 jogos pelo Cruzeiro e é o artilheiro do time no campeonato. Dagoberto marcou nove vezes em 18 partidas.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por