Campeões mundiais preveem Neymar triunfando na Copa

Agência Estado
30/04/2014 às 15:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:22
 (LLUIS GENE/AFP/Arquivo)

(LLUIS GENE/AFP/Arquivo)

Campeões mundiais de todas as Copas pelo Brasil se reuniram no estádio do Morumbi nesta quarta-feira (30) pela manhã para um evento da Mastercard. Zito, Clodoaldo, Mauro Silva e Marcos foram unânimes em afirmar que esta será a Copa do Mundo de Neymar. Apenas Amarildo pediu que as esperanças não sejam todas depositadas no craque do Barcelona.

Bicampeão com os títulos de 1958 e 1962, o "gerente" Zito, volante que ganhou o apelido por comandar a saída para o ataque, está apostando muito em Neymar. "Ele vai ser a salvação da lavoura. Neymar pra mim é o melhor jogador da América, já que não posso dizer dos jogadores de lá, vai ser o diferencial, é ele, craque. O Brasil tem o maior futebol do mundo e vai ser campeão", garante.

Zito não se importa com a pouco idade (22 anos) do camisa 10 da seleção. Aposta que, com ele em campo, o Brasil não terá um grande adversário neste Mundial. "Neymar é jovem, mas com talento especial e já está jogando fora do Brasil. Conhece futebol daqui e do mundo, vai fazer milagre, é um grande jogador."

Clodoaldo conhece Neymar desde os 11 anos. Acompanhou toda a formação do craque no Santos e não tem dúvida de que ele será o diferencial. "Vejo a seleção do Brasil muito fortalecida, defesa com jogadores consagrados, meio com formatação e criatividade e na frente vamos ter hoje o segundo melhor do mundo e que deve se transformar no primeiro depois da Copa, que é o Neymar. Para mim, ele está apenas atrás do Messi hoje, mas acredito que ele esteja preparado para ser o craque (do Mundial)", afirma o volante da seleção de 1970.

"Tem muita diferença do Neymar da Espanha em relação ao que vai jogar no País. Qual a diferença? Com o Barcelona ele é um complemento, apenas um participante, na seleção brasileira é o melhor de todos e isso influi muito na sua confiança e capacidade", completou Clodoaldo.

Rival do Neymar nos clássicos entre Palmeiras e Santos, o goleiro Marcos, campeão mundial em 2002, esfrega as mãos na expectativa de show do "cara" da seleção.

"O Neymar se sai bem melhor com a camisa da seleção do que com a do Barcelona. A camisa da seleção faz bem pra ele, o Felipão libera para ele fazer o que quiser. No Barcelona não é assim, tem um sistema todo encaixado há muitos anos, ele acabou de chegar, não dá para ser o Neymar lá, mas dentro da seleção é o cara", observa Marcos. "A expectativa é grande em ser campeão, não adianta chegar na final e ser vice, estou muito confiante na seleção. Sabemos que jogar em casa faz uma diferença grande. E temos o Neymar."

Mauro Silva discorda quando falam que a seleção campeã em 1994 jogou feio. Mas não tem dúvidas de que, com Neymar, esse Mundial terá mais alegria em campo. "Vitórias e futebol bonito se completam." O ex-volante não teme pelas cobranças sobre o jovem e até vê como coisa positiva a fase não muito boa vivida pelo craque na Espanha.

"Acho que ele deveria ter ido antes para a Europa, mas as dificuldades e críticas agora são normais, até o Guardiola agora está sendo questionado. O Neymar pode usar isso, as dificuldades de lá, para vir mais forte, mais maduro e arrebentar na Copa. Depois vai dizer: Olha, eu sou o Neymar e conquistei a Copa para o Brasil. Espero que isso aconteça", diz. "Sair da zona de conforto para o sacrifício faz o jogador se superar. Ele vai estar mais preparado."

Apenas Amarildo, campeão em 1970, pede um pouco de calma com o atacante. "Um ótimo jogador, mas falta experiência que tinham outros do passado. É difícil apostar só no Neymar, deixar a carga em cima dele é um erro. Ele é importante, mas não pode-se deixar só nele, é uma covardia, Neymar é um garoto novo. Quando fomos campeões, tínhamos 11 craques em campo", enfatizou o ex-atacante.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por