Os dias em que as torcidas de Atlético e Racing ocuparam dois estádios de uma só vez

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
22/04/2016 às 21:22.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:04
 (Bruno Cantini/Atlético e Reprodução)

(Bruno Cantini/Atlético e Reprodução)

La Guardia Imperial, a 'barra brava' do Racing Club, faz tremer o El Cilindro a cada jogo. Uma das músicas que acompanha o som das trompetas e dos bumbos de murga é "De pendejo te sigo" (Desde criança eu te sigo). Na oitava estrofe da canção, há a exaltação de um feito realizado há 15 anos. A torcida do Atlético, rival do time argentino nas oitavas da Libertadores, bem que poderia encher os pulmões para acompanhar e ratificar a mesma parte da estrofe.

Em dezembro de 2001, o Racing acabou com um jejum de 35 anos sem títulos nacionais jogando na casa do Vélez Sarsfield (Estádio José Amalfitani). A torcida racinguista lotou o estádio do rival e saiu de lá com um empate vencedor (pois ficava um ponto na frente do River, o segundo colocado). 

Há 20km dali, a festa era até maior. No Estádio Presidente Perón (El Cilindro), os torcedores da Academia ocuparam cada milímetro da casa para ver a decisão em telões instalados pela diretoria. Feito inédito na Argentina, que valeu os versos: "Los Bosteros (Boca Juniors, San Lorenzo e as galinhas (River Plate), nunca encheram dois campos no mesmo dia" / (No original: Los bosteros, San Lorenzo y las gallinas // nunca llenaron dos canchas el mismo día). A explicação para esta aventura era facilmente abordada pelos torcedores do Racing. Afinal, eles já haviam lotado o Cilindro em 1999, quando um jogo da equipe pelo Campeonato Argentino não foi realizado, pois a justiça hermana havia decretado a falência do clube.

Leia mais:

"Se encheram um estádio sem partida com o clube na beira do adeus, como não iriam fazer isso novamente agora? Isto é Racing, caralho! Uma paixão difícil de explicar para eles mesmos e para as torcidas demais", diz o relato de Javier  Schurman e Federico Winer no texto "Tragam canchas" (trocadilho com outra canção famosa do Racing) para o Diário Olé.Reprodução Capa do Diário Olé após a conquista do Racing (abaixo do título, o destaque para os estádios lotados)

Cinco anos depois daquela façanha, o Atlético vivia o pior capítulo da história. A Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a conquista do título foi festejado pela Massa. No empate em 2 a 2 com o América de Natal, em novembro de 2006, arrastou uma multidão de 70 mil pessoas ao Mineirão. Show de Beth Carvalho e Wilson Sideral para a torcida alvinegro. A busca pelos ingressos ultrapassou a normalidade e a diretoria do Galo 'se inspirou' no Racing. 

Diante de tal feito, o então diretor de futebol e futuro presidente do Atlético, Ziza Valadares, se pronunciou desta forma: "Não existe no mundo torcida maior do que essa".Reprodução

Reportagens online de UOL e Olé destacando as festas duplas de Atlético e Racing

Os portões do Independência foram abertos para receber torcedores atleticanos. Telões instalados com a transmissão direta do jogo no Gigante da Pampulha. O Galo não chegou a lotar os dois estádios, uma vez que levou 10 mil pessoas ao Horto. Mas os fanáticos do Racing também dividiram as arquibancadas do José Amalfitani com a torcida local.

Repeteco em 2014
Em 2014, na final da Copa do Brasil, o Atlético produziu um dejà vú naquela história de encher dois estádios. 10% da carga de ingressos contra o Cruzeiro foram vendidos aos atleticanos, que cantaram alto no Mineirão na vitória por 1 a 0 (3 a 0 no agregado). A taça da conquista teve que ser desfilada também no Independência, onde a torcida do Galo também marcou presença para ver a decisão em telões.Reprodução/Hoje em DiaMatéria do Hoje em Dia sobre a torcida do Galo no Horto, durante a final da Copa do Brasil disputada no Mineirão

O título no El Fortín no dia das 'duas canchas' lotadas:

La Guardia Imperial canta a música que exalta as duas 'canchas llenas':

Tradução da canção:

Desde criança te sigoJunto ao Racing sempre a todos os ladosNós bancamos uma falênciaO descenso e fomos alugadosNão me esqueço desse diaQue uma velha maluca diziaQue o Racing não existia e que tinha que ser vendidoSim, enchemos nosso estádio e não jogamosDefendemos a nossa sede de um leilãoSim, a nossa é uma torcida diferenteNão é amarga com a de IndependenteOs Bosteros (apelido do Boca), São Lorenzo
E as Galinhas (do River) nunca encheram dois estádio no mesmo dia
E a vocês do Independente eu te digoVocês são amargos e 'peito frio' (expressão que designa falta de raça, amor)Vocês são amargos e brigam armados

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por