PF de Minas prende quadrilha que aplicou golpe de R$ 20 milhões à Caixa

Hoje em Dia
20/10/2015 às 17:26.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:08
 (PF/Divulgação)

(PF/Divulgação)

A Polícia Federal em Minas Gerais desarticulou nesta terça-feira (20) uma quadrilha especializada em fraudar cartões de crédito da Caixa Econômica Federal. Os cartões falsificados eram usados para comprar produtos no exterior.

Posteriormente, a organização criminosa revendia o material no Brasil com valores até 30% abaixo do mercado. Conforme a PF, o grupo teria causado prejuízo de ao menos R$ 20 milhões à caixa em apenas 20 meses.

Nesta quarta, durante nova fase da operação "American Dream”, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 19 de busca e apreensão e um de condução coercitiva em Minas, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A investigação que resultou nas prisões teve início em novembro de 2014.

De acordo com a PF, para cometer o crime, os membros da quadrilha ligavam para a instituição financeira autorizando compras em viagem internacional, se passando pelo titular do cartão.

Os presos podem ser autuados por falsificação de documento particular, estelionato qualificado, descaminho e contrabando, associação criminosa com atuação transnacional e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir até 26 anos de prisão.

Golpe

Segundo a PF, primeiramente o grupo obtinha dados do cartão de crédito do titular para clonagem. Depois, ligava na central do banco para autorizar o uso no exterior. Posteriormente, os estelionatários compravam equipamentos eletrônicos nos EUA, especialmente produtos Apple, e vinham com os produtos para o Brasil, onde eram revendidos por preço inferior ao adquirido.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por