Somente grave crise de alimentos para mudar hábitos

Danilo Emerich - Hoje em Dia
11/05/2014 às 14:32.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:32
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

Cerca de 60% dos alimentos produzidos no mundo não chegam à mesa das pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Apesar da conscientização de parte da população, será necessário um grande “susto” para que a sociedade, empresas e governos mudem a cultura de desperdício, segundo o engenheiro Milton Nogueira, especialista em biodiversidade e mudanças climáticas e consultor internacional de diversas organizações ambientais.   Para ele, as pessoas só se conscientizarão se houver uma grave crise, seja econômica ou até mesmo de guerras em escalas globais. 
  “Em 2001, o Brasil passou um susto com a carência de energia elétrica e houve reação. As soluções vêm quando coletivamente se passa um susto. A Segunda Guerra Mundial foi episódio que obrigou os países europeus a repensar o consumo. Há um sentimento de conservadorismo dos governantes, de não mexer muito, de que manter do jeito que está é melhor do que tentar. Isso é andar para trás, é suicídio, inclusive político”, diz.   O alerta, segundo Milton Nogueira, é urgente e é um dos tópicos abordados em uma conversa com o Hoje em Dia. Esse e outros assuntos relacionados às mudanças climáticas e ao desperdício serão detalhados na edição de segunda-feira (12), na “Página 2 Entrevista”.
  Também fala sobre os motivos e consequências das variações de temperatura e do planeta, sobre como alterar o quadro e os resultados práticos de reuniões internacionais sobre mudanças climáticas.   Currículo   Nogueira também é um dos criadores do Instituto Industrial de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), do Programa Nacional do Álcool Automotivo, além de ser o único mineiro integrante da equipe de peritos revisores do quinto Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPPC, na sigla em inglês), divulgado em 30 de março, em Yokohama, no Japão. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por