FMF confirma clássico entre Atlético e Cruzeiro às 16h do domingo

Hoje em Dia
06/04/2015 às 18:02.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:31
 (Divulgação)

(Divulgação)

Fim do mistério. Através de sua conta oficial no Twitter, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Neto, confirmou que o primeiro clássico das semifinais do Campeonato Mineiro será disputado às 16 horas do próximo domingo (12), no Independência. Confira o comunicado na íntegra.

No documento divulgado, a Federação Mineira de Futebol deixa claro que recebeu a reclamações dos clubes sobre o horário mínimo de descanso estabelecido pelo Regulamento Geral de Competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que é de 60 horas. Porém, prevaleceu o desejo da emissora detentora dos direitos de transmissão do Estadual.

"(...) considerando, prioritariamente, o fato de que a emissora detentora dos direitos de transmissão enivou correspondência à Federação Mineira de Futebol indicando a grade de transmissão do final de semana [11/12 de abril], onde requisita que a primeira partida da semifinal entre Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube aconteça no domingo, às 16 horas".  

Já o duelo entre Tombense e Caldense será disputado no dia anterior, às 16 horas, no Almeidão. O Gavião-Carcará havia "furado" a Federação Mineira de Futebol (FMF) momentos antes, divulgando que o embate seria realizado no sábado, porém às 17 horas.

No mesmo documento, a Federação Mineira de Futebol deixa em aberto as datas e horários dos jogos de volta das semifinais do Estadual. Segundo a FMF, a definição dependerá de um acerto entre a emissora detentora dos direitos, federação e Conmebol, o que deverá ocorrer nos próximos dias.

O Cruzeiro acatou a decisão da FMF e informou que não irá pedir a carga de ingressos de visitante a que tem direito. 

Entenda a polêmica

O Regulamento Geral de Competições (RGC) de 2015, elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não permite a realização de partidas num intervalo inferior a 60 horas. Essa norma inviabilizaria a disputa do primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro, pelas semifinais do Campeonato Mineiro.

O Cruzeiro não poderia jogar às 16h do domingo, pois na terça-feira da semana que vem, dia 14 de abril, encara o Huracán, da Argentina, às 19h, em Buenos Aires. O intervalo seria de apenas 49 horas, 11 a menos que o permitido pelo RGC da CBF.

O Atlético joga nesta quinta-feira (8), contra o Santa Fe, da Colômbia, às 21h45, no Independência, pela quarta rodada do Grupo 1. Seguindo o RGC, o Galo só poderia voltar a campo às 16h do domingo, o que foi estabelecido.

O que prevê o Regulamento Geral de Competições

Art. 25 – Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de sessenta (60) horas. 

§ 1º – O disposto neste artigo não se aplica aos casos de nova disputa de partidas suspensas e de partidas de desempate em competições oficiais. 

§ 2º – Em casos excepcionais, a DCO, de forma fundamentada e amparada em autorização médica, poderá autorizar a participação de atletas sem a observância do intervalo mínimo aludido no caput deste artigo.

§ 3º – Exceto em competições interestaduais para partidas em categorias não profissionais, a autorização a que se refere o § 2º deste artigo deverá ser dada pela própria federação estadual à qual estejam filiados os clubes interessados

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por