Emprego na indústria em Minas recua 6,43% em maio

Hoje em Dia
02/07/2015 às 12:43.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:44

O nível de emprego na indústria mineira recuou 6,43% no mês de maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O setor de veículos automotores foi o que apresentou maior influência negativa (-0,26) e a maior variação negativa (-2,13%). Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (2) pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerasi (Fiemg).

Na comparação com o mês de abril deste ano, o nível de emprego em maio apresentou queda de 0,26%. O indicador foi 2,56% menor quando analisada a média móvel dos últimos 12 meses. No acumulado até maio, o pessoal empregado total decresceu 4,08%, frente a igual período do ano anterior.

Apesar dos índices negativos referentes a emprego, que também foram observados em variáveis ligadas à produção – horas trabalhadas e utilização da capacidade instalada –, houve incremento nas vendas. O Index divulgado pela Fiemg mostra acréscimo no faturamento real no mês de maio de deste ano, influenciado pelo aumento da demanda nos mercados interno e externo.

O faturamento real da indústria mineira no mês de maio de 2015 foi 7,18% maior do que o registrado no mês anterior. Entretanto, na comparação com o mês de maio do ano passado, há uma queda de 18,14%.

O resultado negativo fica evidente na análise dos dados acumulados até maio, com queda em todas as variáveis pesquisadas desde o início do ano. Ou seja, segundo dados da Fiemg, a atividade produtiva continua enfraquecida diante do cenário econômico desfavorável, e não é esperada uma reversão ainda em 2015.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por