Minas inicia temporada com disputa de três atletas por uma vaga estratégica

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
22/10/2015 às 08:31.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:10
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Apesar do sorriso aberto na foto ao lado, Rosamaria, Tandara e Carla terão muito trabalho na temporada 2015/16 para se garantir no time titular do Camponesa/Minas que disputará a Superliga. Isto porque as três jogadoras atuam na mesma posição e vão duelar diretamente para preencher duas vagas que ainda estão abertas na equipe, que este ano será comandada pelo técnico Paulo Coco.

Uma das vagas que elas vão disputar é na posição oposta, na qual as atletas são responsáveis por virar as chamadas bolas de segurança – e, de quebra, também se tornam as maiores pontuadoras da equipe.

A outra vaga será como ponteira, o que exige uma participação maior no jogo, já que é preciso defender, passar e atacar.

Para amenizar a disputa, as três jogadoras também já tiveram experiências atuando como ponteiras. “Nós três já jogamos como ponteiras. Então, quem for ‘improvisada’ estará pronta para ajudar o time. Ou seja, é bom para o time, que terá mais opções em qualquer uma das duas posições”, avalia Rosamaria, que, aos 21 anos, chega ao Minas respaldada por ser uma das principais revelações da nova geração.

Apesar de não revelar, a jogadora prefere atuar como oposta, posição que lhe rendeu algumas convocações: “Gosto de jogar com essa pressão de virar as bolas decisivas. Isso é o mais importante nessa posição, e é isso que eu gosto.”

Tandara, contratada no início desta semana, vê a disputa como algo benéfico para o time. “É uma disputa saudável. O que todas nós temos que pensar é em estar na melhor forma possível e deixar a escolha nas mãos do Paulo”, define a atleta, que só deve ter condição de jogo no fim de novembro, já que ainda está recuperando a forma após ter se tornado mãe, há pouco mais de um mês.

Técnico desconversa

Enquanto Tandara não está disponível, Carla quer aproveitar o início de temporada para agarrar a titularidade, seja como ponta ou oposta.

“Ainda não sabemos quem vai jogar em que posição, mas estamos prontas para ajudar o time, independente de como formos escaladas”, conta a atleta, que iniciou a temporada passada como ponteira, mas com a lesão da antiga titular Leia, assumiu a posição e foi um dos destaques da equipe que terminou na quarta colocação.

Com uma dúvida que todo treinador gostaria de ter, Paulo Coco desconversa. “Sei que poderei utilizá-las da forma que for melhor para o time”, disse o treinador, que terá o primeiro desafio à frente da equipe no Campeonato Mineiro, que será disputado entre os dias 28 e 31 deste mês, em Uberlândia.

Além das três jogadoras, o Camponesa/Minas conta com as centrais Carol Gattaz (capitã), Mara, Valquíria e Maiara; as levantadoras Naiane e Marcela; as ponteiras Mari Paraíba, Samara e Karol Tormena; e as líberos Léia e Laís.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por