Com chuvas mais fortes, ONS eleva projeção de ENA para fevereiro

Estadão Conteúdo
13/02/2015 às 11:15.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:01

A análise preliminar do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico em relação ao volume de chuvas no mês de fevereiro sugere uma melhora nas condições da região Sudeste quando comparadas à projeção da semana passada. O ONS agora trabalha com a previsão de que a energia natural afluente (ENA) ficará em 65% da média histórica do mês na região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento de água do País. Na semana passada, o ONS afirmou que o nível de chuvas estaria em 51% da média de longo termo (MLT) de fevereiro.

A perspectiva menos desfavorável reflete a projeção de que, na semana de 14 a 20 de janeiro, a ENA atingirá 72% da MLT.

O nível das chuvas também tende a ser maior em todas as demais regiões do País. A previsão da MLT para a região Sul é de 124% no mês e de 131% na próxima semana. Na região Norte, a previsão da próxima semana é de 38% da MLT, contra um número médio de 34% no acumulado mensal. No Nordeste, o número semanal previsto é de 59% da MLT, acima dos 57% previstos para fevereiro.

As justificativas das novas projeções, assim como informações complementares em relação à próxima semana, devem ser divulgados pelo ONS no decorrer desta sexta-feira.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por