Animação garantida para a torcida durante a Copa do Mundo

Bruno Moreno - Hoje em Dia
29/05/2014 às 08:13.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:47
 (Divulgação)

(Divulgação)

Se a euforia em relação à Copa do Mundo ainda não tomou conta dos brasileiros, as atrações culturais da Fan Fest, que será montada nos galpões do Expominas, na Gameleira, pretendem entusiasmar um pouco mais quem estava desanimado. Além da exibição de todos os 64 jogos do Mundial, artistas de renome nacional, como Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Skank, Paula Fernandes, Cheiro de Amor, Arlindo Cruz e Victor & Léo se apresentarão antes e depois das partidas, com entrada gratuita. Cantores locais, como Aline Calixto, também estão confirmados.
 
A Fan Fest funcionará a partir de 12 de junho, quando começa a Copa do Mundo, no Rio de Janeiro. A capacidade será de 21 mil pessoas simultaneamente, e o horário de funcionamento está previsto entre 11h e 22h. Apenas no dia 14, quando a Costa do Marfim enfrenta o Japão, na Arena Pernambuco, a partir das 22 horas, os portões do Expominas serão fechados à 0 hora do dia seguinte.
 
O local foi escolhido por ter facilidade de acesso, seja por carro, ônibus ou metrô (Estação Gameleira). Pela avenida Amazonas, passam 19 linhas de coletivos municipais e 130 metropolitanas. Já o estacionamento, com capacidade para 1.500 veículos, custará R$ 20 e só será pago em dinheiro.
 
A aposta da Secretaria Municipal Extraordinária para a Copa do Mundo é a de que o estacionamento do Expominas seja também utilizado como um local para que os torcedores possam deixar os seus carros e seguir para o Mineirão, em uma linha de ônibus que deve ser criada para funcionar durante os dias de jogos na capital mineira.
 
Estrutura
 
O telão para a transmissão das partidas do Mundial terá 80 metros quadrados, aproximadamente o tamanho de um apartamento pequeno de três quartos. Haverá, ainda, outros dois telões de 42 metros cada. Dentro dos galpões, seis bares e um restaurante venderão bebidas – incluindo cerveja – e comidas típicas, como feijão tropeiro e pão de queijo. Os valores ainda não foram divulgados.
 
Outros dois espaços serão montados: o Centro Aberto de Mídia, em que jornalistas profissionais terão espaço para trabalhar, e a Embaixada dos Fãs, local que será utilizado por embaixadas e consulados para auxiliar os estrangeiros, principalmente argentinos, uruguaios e chilenos, já que essas seleções terão a capital mineira ou cidades da Região Metropolitana como base.
 
A Fan Fest é um evento da Fifa, mas a Prefeitura de Belo Horizonte se comprometeu a investir para complementar a estrutura do evento. Até o momento, foram gastos R$ 9,5 milhões. A montagem começa no domingo e deve terminar no dia 10.
 
Iniciativa privada vai oferecer outras opções
 
Além da Fan Fest oficial da Fifa, no Expominas, Belo Horizonte deverá receber outros espaços de exibição pública dos jogos da Copa do Mundo. Nesta quarta-fera (28), o secretário municipal Extraordinário para a Copa do Mundo, Camilo Fraga, anunciou que mais pontos da cidade podem ter locais para os torcedores acompanharem as partidas.
 
Até agora, apenas um, na região de Venda Nova, está confirmado. A ação será realizada por empresas privadas e não pela Prefeitura de Belo Horizonte.
 
Além disso, a Fundação Municipal de Cultura e a Belotur preparam uma lista com mais de 40 atrações culturais a serem apresentadas ao longo do Mundial. A previsão é de que a programação seja divulgada na próxima semana. Incluirá shows em várias partes da cidade, como a Praça da Estação, no Centro. A proposta é privilegiar artistas locais.
 
Também será realizada, nos próximos dias, a decoração da cidade. A Fifa irá instalar bandeiras em postes ao longo dos principais corredores da capital, por onde deverão passar os torcedores. Outras informações podem ser encontradas no www.belo2014.com.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por