Ambiente político é entrave para investir, diz pesquisa

Beatriz Bulla
22/01/2014 às 14:21.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:31

O ambiente político brasileiro é um dos potenciais entraves para realização de investimentos no Brasil, aponta levantamento realizado pela KPMG com cerca de 430 executivos do mundo. As questões políticas são o principal obstáculo para 14% dos consultados e perde apenas para a alta complexidade tributária - o pior entrave para 31% - e burocracia, resposta de 17%.

"Esse levantamento vem sendo realizado há três anos e o que mais nos chamou atenção neste último foi o fato de o ambiente político ser citado por grande parte dos empresários do mundo todo como um dos desafios para quem quer investir no Brasil", avaliou, em nota, Augusto Sales, sócio da KPMG. O levantamento foi feito pelo Grupo de Negócios Globais da KPMG no Brasil durante conferência sobre o País que teve como tema a oportunidade de investimentos.

O sócio da empresa aponta que a preocupação com o ambiente político era um "fator periférico" nas discussões com potenciais investidores no País, mas tem sido recorrente na pauta dos executivos atualmente. "Isso se deve principalmente por causa da aproximação das eleições e da maior exposição da política brasileira para o mundo", avaliou Sales.

Do lado positivo, o acesso aos recursos naturais e o investimento de private equity surgem como respostas para a pergunta sobre o principal atrativo do Brasil. A KPMG aponta ainda que, de olho em uma nova base de clientes, 50% dos entrevistados se mostraram otimistas com o poder de consumo do brasileiro. "Eles veem o Brasil ainda como um mercado interno atrativo por conta do aumento do poder aquisitivo e não como plataforma de exportação de bens em função do chamado custo Brasil, o que diminui a competitividade do País", acrescenta Sales.

A consultoria aponta também que quase 90% dos entrevistados acharam positiva para os seus negócios a convergência das normas de contabilidade brasileira para o padrão internacional de contabilidade (IFRS).
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por