Prefeitos esperam facilidade de interlocução com o governo

Ana Luiza Faria - Hoje em Dia
08/10/2014 às 07:38.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:31
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Depois de 12 anos de governo do PSDB em Minas Gerais, os prefeitos mineiros terão que se habituar a trabalhar em conjunto com um outro modelo de governo, liderado por Fernando Pimentel (PT). O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, região central do Estado, Antônio Andrada (PSDB), espera que a interlocução do governo do Estado com os municípios continue a mesma, que de acordo com ele sempre foi “muito boa”.

“Desde que assumi a presidência da Associação, nunca tive dificuldades de discussão com o governo de Minas, o diálogo com o governador Alberto Pinto Coelho (PP) e com o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) sempre foi fácil e aberto”, afirmou.

Andrada contou que durante a campanha houve dois eventos promovidos pela AMM em que os candidatos ao governo foram convidados – o Congresso Mineiro de Municípios e uma roda de conversa com a Frente Mineira de Prefeitos, que é representada por 40 prefeitos das cidades polo de Minas. Segundo o presidente, o candidato eleito governador do Estado esteve presente apenas no primeiro encontro e justificou sua ausência no segundo em consequência de uma agenda com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), no mesmo dia.

Segundo Andrada, no encontro com Fernando Pimentel, o futuro governador assumiu o compromisso de facilitar o acesso dos municípios junto ao governo estadual. “Acho que não vamos ter problemas com o futuro governador, pelo menos foi essa postura que ele expôs no evento”, contou.

Demandas

De acordo com o presidente da AMM, um dos maiores problemas do municipalismo é que mais de 600 municípios do Estado têm menos de 10 mil habitantes, ou seja, são muito pequenos e por isso dependem muito de convênios com o governo estadual.

“Esses municípios precisam de um suporte financeiro do governo. Mas isso é uma demanda histórica. O estado dá as ferramentas e os municípios têm que arcar com os gastos, o que muitas vezes não é possível”, disse. Andrada explicou que muitas vezes o Estado, por exemplo, fornece carros para a polícia local, mas o município não tem condições de manter o veículo,

O presidente afirmou que as maiores demandas dos municípios são junto ao governo federal. “Os principais recursos e demandas devem vir de Brasília. E para que o problema seja solucionado é preciso rever o pacto federativo e redividir as tarefas e investimentos nos municípios”, disse.

Expectativa de que obras sejam concluídas

O prefeito de Lagoa dos Patos, Norte de Minas, Hércules Vandy (DEM), espera que o governador eleito Fernando Pimentel (PT) conclua as obras em andamento. “O governo de Minas assumiu o compromisso de construir um hospital de traumas em Montes Claros, o que é essencial para a região. Espero que o próximo governador mantenha esse acordo”, declarou.

O prefeito do DEM afirmou que espera que a relação com o governo Pimentel seja a mesma que ele mantem com a atual gestão. “Mesmo sendo de partido de oposição, creio que não teremos problemas com o próximo governador. As diferenças políticas não podem prejudicar a população. As demandas dos municípios e dos mineiros devem estar acima de qualquer quadro político”.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por