Diretor da Marussia revela preocupação com popularidade

Gazeta Press
30/04/2014 às 11:21.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:22

Em entrevista a uma publicação inglesa, Graeme Lowdon, diretor esportivo da Marussia, revelou estar preocupado com o futuro da Fórmula 1. Para ele, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deve estar atenta a uma queda de popularidade da categoria que está em curso e ameaça a existência da F1.

"O mais importante na Fórmula 1 não é nenhum piloto ou equipe em particular. O mais importante são os fãs. Eles querem ver um espetáculo, corridas acirradas, tudo aquilo que torna a F1 tão especial", alertou em entrevista à revista Autosport.

Para o dirigente, o principal motivo que levou a F1 a ter uma redução na popularidade é não ter um aproveitamento equilibrado dos recursos financeiros.

"Os esportes que tiveram os maiores aumentos financeiros, onde os fãs mais contribuíram com seus bolsos, são aqueles que adotaram duas coisas: uma forma de controle de gastos e uma distribuição equitativa de receitas", afirmou.

Lowdon é favorável ao plano de controle de custos que deve ser levado à FIA nos próximos dias. Além da limitação de gastos, o plano pretende equilibrar o desempenho e as receitas entre equipes de ponta e equipes menores. O dirigente citou até Ayrton Senna para alertar para um futuro apocalítico para a F1.

"Sabemos, pelos detentores de direitos comerciais, que há uma queda nos índices de audiência. Esse tipo de coisa é extremamente importante. Temos que nos certificar de que o esporte é atrativo aos fãs. Perdemos Jim Clark e Ayrton Senna, mas o esporte sobreviveu. Mas se perder os fãs, a F1 estará acabada", avisou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por