
Os trabalhos de reintegração de posse que acontecem desde a manhã desta segunda-feira (20) no bairro Copacabana, região de Venda Nova, segue sem grandes transtornos e devem ser encerrados ainda nesta terça-feira (21). De acordo com as informações da Defesa Civil, o que ainda está em processo é a limpeza da área, que já foi 90% liberada.
Segundo balanço divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte, quatro pessoas foram encaminhadas para o abrigo São Paulo e outras 149 para a casa de parentes e cidades de origem - Betim, Vespasiano, Ribeirão das Neves e Contagem, e casas de familiares.
Os trabalhos são acompanhados pela Polícia Militar e por funcionários da PBH, apoiados em uma decisão judicial. Tratores são utilizados para derrubar os barracos da ocupações Maria Vitória e Maria Guerreira.
Até o momento não foram registradas ocorrências de transtorno ou violência na desocupação da área que, segundo a prefeitura, é de propriedade da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), destinados à implantação do Parque Madri. Ainda segundo informações da Defesa Civil, os moradores chegaram a atear fogo no local e os bombeiros foram chamados para conter as chamas.
Repórter é detida
A única ocorrência até o momento envolve a repórter da rádio Inconfidência, Verônica Teodora Ferreira, que foi detida, segundo a Polícia Militar, por desobediência por querer ficar fora do perímetro de segurança pré-estabelecido para o trabalho de imprensa. Ela foi conduzida para a delegacia localizada na avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha.
Por meio de nota, a emissora informou que "o departamento jurídico da Rádio Inconfidência está acompanhando todo o processo e vai tomar as providências cabíveis".