"Foi bom passar pelo MasterChef, mas também foi bom que acabou", revela Elisa Fernandes

Cristina Barroca - Hoje em Dia
29/05/2015 às 12:04.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:16
 (Divulgação)

(Divulgação)

Primeira vencedora da versão brasileira do programa MasterChef, produzido pela Eyeworks e transmitido pela Band, Elisa Fernandes, agora com 25 anos completos, ainda não se sente chef . “Vou ficar três meses na França para fazer o curso na Cordon Bleu e pretendo passar mais três meses viajando e conhecendo sabores. Ainda quero trabalhar muito. Eu preciso dessa imersão para poder me fazer chef”, explica Elisa, se diz sortuda e merecedora do prêmio, mas não realizada apenas com o título. “Na verdade, e entre muitas aspas, foi só um programa de televisão. A vida fora das câmeras exige muito mais responsabilidade e aprovação de muito mais gente e não só de três pessoas”, completa.

Agradecida pelas portas que o programa abriu e por tudo que aprendeu em menos de cinco meses, Elisa ainda colhe os frutos dessa oportunidade, mas não vê a hora de passar “o cargo” com a segunda temporada que começou há duas semanas. “Hoje, as pessoas me conhecem pelo programa, mas eu sou outra fora daquele contexto. Eu não estou sempre na condição de exposição máxima, competindo com alguém e tendo que provar que meu trabalho é bom. Sou mais leve que isso”, comenta a paulista de Ribeirão Preto. “Foi bom passar pelo MasterChef, mas também foi bom que acabou”, emenda.

Em Belo Horizonte para o lançamento do seu primeiro livro, parte do prêmio do programa, Elisa concedeu entrevista ao Hoje em Dia, e falou sobre como se preparava para as provas e macetes, os planos para o futuro e o que mudou em sua vida desde que Ana Paula Padrão anunciou seu nome na final. Admiradora da comida mineira, ela fez questão de passar por restaurantes tradicionais na cidade, como o Trindade e o Xapuri, e ainda espera um dia ter a chance de participar do festival de Tiradentes.

"Os últimos serão os primeiros"

“Os últimos serão os primeiros”, é o que diz a campeã ao relembrar que ela foi a última selecionada a entrar na disputa. E uma vez, lá dentro, ainda pôde contar com a ajuda do pai-herói, quando pediu que seu pai, na plateia, abrisse uma compota. “Comecei a fazer academia agora, não vou precisar levar meu pai para a França”, brinca a profissional.

A partir do momento que Elisa foi aceita no programa ela começou a treinar. Comprou livros, estudou em casa, passava o dia entre a cozinha e o supermercado. “O auxílio que o programa dava para eu ficar em São Paulo, eu usava para fazer compras e me hospedava na casa de amigos para economizar”, conta ela. “É uma experiência muito intensa em um curto período de tempo”, emenda.

A culinária entrou na vida da masterchef no momento em que ela deixou a casa dos pais para ir morar sozinha em Campinas, onde fazia faculdade. “Eu precisava fazer minha própria comida e não me satisfazia comer só sanduíche e pizza, como a maioria dos meus colegas”, lembra.

A campeã é formada em Filosofia e fazia pós-graduação na área de jornalismo. Antes ela trabalhou com produção de eventos e foi funcionária em uma escola infantil. Ela ainda buscava espaço no mercado quando decidiu participar do programa.

Macetes

A ideia central que Elisa usava para montar seus pratos ela também revelou ao Hoje em Dia. O macete é tentar pensar em um prato completo e com sabores equilibrados. "Eu tentava imaginar um prato com todas as texturas e paladares. Se eu usava uma carne mais salgada, eu buscava um acompanhamento adocicado e algum complemento mais ácido",
 
Lançamentos

Além do livro, Elisa lança em junho um site, onde ela pretende reunir informações sobre a carreira dela, vídeos da viagem para a França e receitas. "Pretendo reunir bastante material, até mesmo para uma nova publicação", revela. Um canal no YouTube também está nos planos da primeira vencedora do MasterChef Brasil.

A receita apresentada no final do programa está no livro de Elisa Fernandes, disponível em livrarias de todo o país. O preparo passou por uma pequena adaptação, mas a chef garante que não alterou o sabor, apenas a estética. "Para o livro a produção do prato muda um pouco. A porção que ei servi na final é menor e a montagem diferente também. A receita se mantém quase a mesma". Confira a receita abaixo:

Filé Mignon de Porco com Purê de Abóbora e Farofa de Pão

INGREDIENTES

- 770 gramas de filé mignon de porco não fatiado
- 2 ramos de tomilho fresco
- 2 ramos de alecrim fresco
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 1/2 cebola
- 1 alho poró
- 1 cenoura pequena
- 1 talo de salsão
- 1/2 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1 1/2 xícara (chá) de vinho tinto
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 1 pitada de açúcar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Brotos de beterraba para finalizar


PARA O PURÊ DE ABÓBORA

- 750 gramas de abóbora japonesa
- 300 ml de leite fresco
- 1/2 colher (chá) de manteiga sem sal
- sal e pimenta do reino a gosto

PARA FAROFA DE PÃO

- 1 pão italiano aproximadamente 200 gramas
- 5 ramos de tomilho fresco
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- sal e pimenta do reino a gosto

 

 

 

MODO DE PREPARO DO FILÉ

Preaqueça o forno a 200ºC. Limpe o filé e reserve as aparas de gorduras. Em uma forma ou tigela, tempere a carne com sal e pimenta. Pique as ervas, misture com 2 colheres de sopa de azeite e passe o tempero na carne.

Enrole o filé em filme plástico, de maneira que fique bem firme, dando o formato mais arredondado possível. Deixe marinando na geladeira por 1 hora.

Em uma panela alta, coloque 1 colher de sopa de azeite e doure bem as aparas de gorduras. Quando as aparas estiverem bem douradas e houver uma leve crosta no fundo da panela, adicione os legumes picados grosseiramente e ainda com casca. Deixe que caramelizem, obtendo um aspecto bem dourado e levemente queimado.

Adicione o extrato de tomate e deixe formar uma nova crosta no fundo da panela. Então, acrescente vinho tinto para deglaçar a panela. Deixe o vinho evaporar um pouco do álcool, abaixe o fogo e cubra com água. Deixe o molho apurar e reduzir e ficar mais espesso.

Coe o molho e volte para a panela. Antes de servir, acerte a acidez do molho com manteiga e a pitada de açúcar. Retire o filé mignon do filme plástico. Embrulhe a carne em papel alumínio e leve ao forno para assar por 40 minutos.

Aqueça muito bem uma frigideira e adicione 3 colheres de sopa de azeite. Sele as carnes de todos os lados, por aproximadamente 5 minutos cada lado.

MODO DE PREPARO DO PURÊ DE ABÓBORA

Cubra a abóbora, inteira e com casca com papel alumínio. No forno a 200ºC, asse por 1 hora ou até que esteja bem macia. Com ajuda de uma colher, retire as sementes e despreze. Então retire a polpa e coloque em uma tigela.

Numa panela ou no microondas, esquente o creme de leite até ficar morno. Adicione a manteiga e metade do creme de leite à abóbora e bata com um mixer ou liquidificador, até obter um creme homogêneo e cremoso. Leve ao fogo, misture o restante do creme de leite. Tempere com sal e pimenta a gosto e finalize com as raspas de limão siciliano.

MODO DE PREPARO DA FAROFA DE PÃO

Preaqueça o forno a 180ºC. Pique o pão de forma irregular. Coloque os pedaços em um processador e triture até obter uma farofa mais grossa. Coloque a farofa em uma assadeira, misture as folhas de tomilho. Leve ao forno por apenas 5 minutos. Em uma panela, derreta a manteiga. Adicione a farofa e misture bem, até que o pão fique bem crocante. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Transfira a farofa para uma travessa com papel toalha para absorver a gordura de beterraba.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por