Vacinação contra gripe provoca corrida aos postos de saúde em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
25/04/2016 às 12:28.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:06
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Quem procurou os postos de saúde de Belo Horizonte nesta segunda-feira (25), no primeiro dia de vacinação contra a gripe, enfrentou longas filas. A campanha de imunização contra a doença foi antecipada na cidade por causa do grande número de infectados, principalmente pela circulação do vírus Influenza A (H1N1).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), todos os 148 postos têm doses disponíveis e a meta é imunizar 669.260 pessoas. Até o último dia 15, contudo, a capital havia recebido 277.600 doses. Outros repasses devem ser feitos nos próximos dias pelo Ministério da Saúde.

Oficialmente, o campanha irá ter início no sábado (30), quando todos os postos irão abrir para imunizar o público-alvo. A vacinação prossegue até 20 de maio.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, devem receber as doses pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas.Flávio Tavares/Hoje em Dia

Mães levaram filhos para vacinar no primeiro dia da campanha

Em Minas

Ao todo, o Ministério da Saúde vai disponibilizar para Minas 5,2 milhões de doses da vacina contra a gripe. Até o momento, cerca de 2,2 milhões já foram encaminhadas às Regionais de Saúde do Estado para distribuição aos municípios, o que corresponde a 40% do total.

O vírus H1N1 já provocou neste ano quatro mortes, o que representa o dobro do número registrado em 2015. As notificações dos casos também aumentaram: passaram de seis registros no ano passado para 19 notificações neste ano (até 14 de abril).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por