Cai número de feridos em Santa Maria que respiram com ajuda de aparelhos

Marcelo Soares - Folhapress
02/02/2013 às 11:11.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:40
 (Ministério da Saúde/Reprodução)

(Ministério da Saúde/Reprodução)

SANTA MARIA - Quatros feridos no incêndio de domingo (27) na boate em Santa Maria deixaram de respirar com a ajuda de aparelhos nas últimas horas, apesar de ainda internados, segundo boletim divulgado na manhã deste sábado (2) na cidade do interior do Rio Grande do Sul.

Segundo o Ministério da Saúde, agora há 114 vítimas internadas no Estado, sendo 56 delas ainda com o auxílio de ventilação mecânica, de acordo com integrantes da equipe da Força Nacional do SUS no RS.

Na sexta-feira (1º), ao longo do dia, seis pessoas receberam alta dos hospitais.

Entre os internados, 58 estão em hospitais de Santa Maria, 51 em Porto Alegre, três em Canoas (região metropolitana da capital), um em Caxias do Sul e outro em Ijuí.

Segundo a Força Nacional do SUS, uma equipe com 120 profissionais segue em Santa Maria para apoio psicológico e psiquiátrico a familiares e amigos das vítimas --236 pessoas, a maioria de jovens universitários-- morreram no incêndio na boate Kiss na madrugada do domingo passado.

Somente na sexta, 43 pessoas foram atendidas por essa equipe de apoio. Nesta semana, um outro posto de atendimento será criado na cidade e hoje o atendimento ocorre apenas no hospital universitário.


Tragédia

O incêndio aconteceu na boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS). O local é famoso por receber estudantes universitários. Ao todo, 236 pessoas morreram.

O fogo teria começado na espuma de isolamento acústico da boate, após um integrante da banda Gurizada Fandangueira manipular um sinalizador. Faíscas atingiram o teto e iniciou as chamas. O guitarrista da banda afirmou que o extintor de incêndio não funcionou.

Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar.
A maioria das vítimas morreu por asfixia durante a festa promovida por alunos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Muitas foram encontradas amontoadas nos banheiros, por onde tentaram fugir do fogo.

No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.

A boate Kiss, com capacidade para até 691 pessoas, recebeu entre 900 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia.
A direção da boate Kiss divulgou nota afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por