Trânsito na Pedro I será liberado parcialmente às 15h desta segunda-feira

Hoje em Dia*
22/09/2014 às 09:16.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:18
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

Após mais de dois meses interditada, a avenida Pedro I, na região Norte de Belo Horizonte, finalmente será liberada na tarde desta segunda-feira (22). De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a liberação será parcial e ocorrerá às 15h.

Após os trabalhos de recapeamento, limpeza e sinalização, carros particulares e ônibus poderão circular nos dois sentidos entre a Avenida João Samaha e Rua Américo Gasparini, utilizando as faixas da busway, no sentido Bairro/Centro, e da pista mista, no sentido Centro/Bairro.

Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a regularização total do tráfego na região só será permitida em duas semanas.

Veja abaixo como ficará a nova configuração do trânsito:

Sentido Centro/Bairro:

A pista mista da Avenida Dom Pedro I, entre a Avenida João Samaha e a Rua Américo Gasparini, será liberada para o tráfego, e circularão por ali veículos particulares e ônibus. Haverá uma faixa segregada para circulação das linhas MOVE, que sairão da busway após a Avenida João Samaha e retornarão à pista exclusiva próximo à Rua Américo Gasparini. O acesso à região do Bairro Planalto deverá ser feito pela Rua Ely Murilo Cláudio e o acesso à região do bairro São João Batista permanece pelo viaduto João Samaha.

Sentido Bairro/Centro:

Na Avenida Dom Pedro I, a partir da Rua Américo Gasparini, veículos particulares e ônibus utilizarão a busway até a altura da Rua João Samaha, onde os carros retornam à pista mista e as linhas MOVE seguem pela pista exclusiva. Haverá uma faixa segregada para circulação das linhas MOVE. Para motoristas da região do Planalto, o acesso ao Centro segue pela Avenida Cristiano Guimarães até a Pedro I e pela Avenida Portugal.

Estações Move:

Todas as Estações do Move na Avenida Pedro I terão o atendimento retomado. As linhas do transporte convencional terão o atendimento em pontos de embarque e desembarque já existentes na Avenida Dom Pedro I e, neste trecho, haverá ponto, no sentido Bairro/Centro, próximo à Rua Professor Aimoré Dutra e entre a Avenida João Samaha e a Rua São Pedro do Avaí. No sentido oposto, será entre a Avenida João Samaha e a Avenida Olímpio Mourão Filho, e também depois da Rua Américo Gasparini.

Confusão

 

A previsão é liberar parcialmente o trânsito, às 15h, na avenida Pedro I na região Norte de Belo Horizonte. Porém, desde cedo, motoristas estão sendo confundidos por faixas de pano instaladas em diversas vias próximas, que informam o desbloqueio desde cedo.

Uma das faixas, instaladas na avenida Pedro I, no sentindo Bairro/centro, na esquina com a rua Eugênio Volpini, informa que o trânsito está livre na via. Porém, ao chegar ao ponto do viaduto implodido, eles são obrigados a fazer o retorno.

De acordo com a BHTrans. as sinalizações instaladas na avenida e no entornofazem parte dos preparativos para a liberação parcial, em segurança, do tráfego de veículos.

Segundo o órgão, o trecho fechado permanece com cones, cavaletes e balizadores, que indicam a proibição de circulação. Além disso, agentes de trânsito foram enviados para a avenida João Samaha com Pedro I para orientar os motoristas.

A empresa ainda destaca que o desvio implementado desde o dia 15 de agosto permanece em vigor e quem circular pela área poderá optar por ele ou pela avenida liberada.

A previsão da BHTrans é, após os trabalhos de recapeamento, limpeza e sinalização, liberar a Pedro I para carros particulares e ônibus nos dois sentidos entre a Avenida João Samaha e Rua Américo Gasparini, utilizando as faixas da busway, no sentido Bairro/Centro, e da pista mista, no sentido Centro/Bairro.

Relembre:

A alça sul do viaduto Batalha dos Guararapes caiu no dia 3 de julho, provocando duas mortes e deixando três feridos. A pista ficou completamente interditada para remoção do entulho e devido a alça norte, que ainda permanecia de pé. Após uma série de impasses sobre o destino da estrutura, ela foi implodida no dia 14 de setembro. Desde então é feito o trabalho de limpeza da via.

*Com informações de Danilo Emerich

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por