Após apagão, Brasil importou energia da Argentina para garantir abastecimento

Agência Estado
21/01/2015 às 20:30.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:44

Um dia após o apagão que deixou dez Estados e o Distrito Federal sem energia, o governo brasileiro tomou uma atitude emergencial para garantir o abastecimento. Na terça-feira (20), o país recorreu à Argentina para atender a demanda nacional, segundo antecipou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

O pedido teve como propósito garantir o suprimento das 10h23 às 12h e das 13h00 às 17h02. O volume total de energia pedida pelo Brasil ao país vizinho variou entre 500 megawatts (MW) e 1.000 MW. Foi a primeira vez que o Brasil teve que importar energia de países vizinhos desde novembro de 2010.

A importação realizada ocorreu por meio das interligações no município de Garruchos (RS). A reportagem questionou o Ministério de Minas e Energia sobre as razões de não ter informado que houve importação de energia durante a entrevista coletiva realizada depois do apagão. Durante a entrevista, o governo anunciou um plano de medidas emergenciais para atender a demanda por energia.

Até a publicação desta reportagem, a pasta não havia se pronunciado a respeito. O ministro do MME, Eduardo Braga, afirmou nesta terça-feira que não há falta de energia no país.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por