Programa "Território da Cultura" vai levar espetáculos ao interior de Minas

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
05/03/2013 às 15:14.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:35
 (Paulo Lacerda)

(Paulo Lacerda)

Nesta quinta-feira (7), a Secretaria de Estado de Cultura dá início ao programa “Minas Território da Cultura”, que visa a descentralização das ações governamentais na área da cultura de forma mais sistematizada e organizada.

Segundo a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, em coletiva realizada na manhã de segunda-feira (4), o programa será realizado entre março de 2013 e junho de 2014. A cada período, uma das dez macro-regiões do Estado receberá uma sequência de ações (palestras, reuniões, seminários, fóruns e apresentações culturais).

A primeira macrorregião a receber o programa é a Zona da Mata (de 7 de março a 27 de abril).

“Com esse trabalho sistemático no interior, teremos diagnósticos mais claros e mapeamentos mais bem preparados”, afirma Eliane Parreiras. “Um dos grandes avanços será a apresentação para os municípios da ideia de associativismo. Queremos estimular as associações entre os municípios, para que viabilizem propostas culturais de forma conjunta”.

Eixos

O “Minas Território da Cultura” terá três grandes eixos. O primeiro, “Dinâmicas Territoriais”, é voltado para a discussão e difusão de políticas públicas para a cultura. O segundo, ‘Territórios do Saber”, trata da capacitação e orientação de produtores e artistas. Já o terceiro, “Territórios Criativos”, abrange as apresentações artísticas de grupos e programas do Sistema Estadual de Cultura – como aqueles da Fundação Clóvis Salgado.

A mobilização de prefeitos, secretários, agentes culturais e artistas será feita por diferentes frentes: material gráfico, internet, mídia, pontos de cultura e articuladores de cultura. “É um delicado processo de mobilização, porque Minas tem muitos pequenos municípios e houve uma renovação nos administradores de cerca de 80% dos municípios. Teremos um trabalho de reconstrução dos diálogos”, diz a secretária. l

Saiba mais detalhes em http://www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por