Identificadas trincas em 3ª barragem em Mariana; famílias são retiradas de residências

Bruno Porto - Hoje em Dia
11/11/2015 às 12:00.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:26
 (Cristiano Machado/Hoje em Dia)

(Cristiano Machado/Hoje em Dia)

A barragem de Germano, que faz parte do complexo da mineradora Samarco, em Mariana, na região Central do Estado, apresenta trincas em sua estrutura. A informação foi confirmada pelo diretor de integração da Secretaria de Estado de Defesa Social, coronel Marcelo Vladimir Corrêa. As outras duas barragens da empresa se romperam na última quinta-feira (5) arrasando o distrito de Bento Rodrigues e causando, até agora, oito mortes. Outras 21 pessoas estão desaparecidas.

Segundo Corrêa, desde terça-feira (11) às 18h já se sabia da existências de trincas na barragem de Germano. "Estão sendo analisadas as distâncias dessas trincas. O que significa 2 milímetros de distância? Os técnicos estão avaliando isso", disse.

As informações sobre as rachaduras surgiram nos relatórios dos trabalhos de diferentes órgãos e foram  apresentadas ontem em reunião do Posto de Comando Unificado. O coronel informou que apenas um técnico pode apontar causas e riscos gerados por essas trincas. "Houve a necessidade de uma nova estratégia de atuação dos bombeiros em conjunto com a Samarco", afirmou.

Sobre os boatos que circulam, especialmente nas redes sociais, a respeito da instabilidade da barragem Germano, a Samarco reiterou que "todos os seus mecanismos de controle não apontam qualquer indício de abalo na estrutura".

O governo de Minas divulgou nota nesta manhã confirmando que estão sendo feitas obras no dique da estrutura. O texto reitera que não houve rompimento da barragem. Ainda de acordo com a nota, por precaução, os acessos às localidades que podem ser atingidas em caso de um novo acidente, incluindo o distrito de Bento Rodrigues, foram interditados. Algumas famílias foram retiradas das casas que não haviam sido atingidas. O trabalho de buscas por desaparecidos também "foi replanejado", segundo o governo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por