Jornalista alega ter sido vítima de racismo em supermercado de BH

Cinthya Oliveira – Hoje em Dia
06/01/2016 às 10:34.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:54

O texto em que uma jornalista relata o caso de discriminação que teria sofrido dentro de um supermercado de Belo Horizonte teve grande repercussão na internet. Publicado no Facebook, o desabafo de Etiene Martins, de 32 anos, teve mais de 6 mil curtidas e 1.300 compartilhamentos em cerca de 18 horas.

Ela explica que, no fim da tarde de segunda-feira (4), entrou em uma das lojas da rede O Dia localizada na rua da Bahia para comprar lâmpadas. Ao perguntar ao segurança qual seria a entrada do estabelecimento, ela teria sido orientada de forma agressiva a deixar sua bolsa no guarda-volumes. O problema é que os outros clientes puderam entrar com suas bolsas normalmente. Para Etiene, o tratamento diferenciado aconteceu por ser negra.

Etiene levou o caso para a chefia da loja, que não tomou uma atitude imediata sobre o funcionário.

Ao não ver o problema da discriminação resolvido, a cliente chamou a polícia. O boletim de ocorrência foi feito em uma delegacia da região central, mas não há menção ao crime de racismo. Agora a jornalista quer ir além e dar sequência ao caso e fazer uma representação contra o supermercado junto ao Ministério Público.

“Eu sou militante e sempre achei que estaria preparada para um caso como este, mas isso não aconteceu”, afirmou Etiene, que passou a receber muitas mensagens de apoio. “Várias pessoas me mandaram mensagens dizendo que também passaram pela mesma situação, mas não tiveram coragem de denunciar”.

Para ela, o estabelecimento precisa rever a relação com os clientes. “Não se pode tratar todo mundo como se fossem ladrões. Amaior parte da população é trabalhadora. Se quiserem se resguardar, que façam sem constranger quem for até lá”, disse a jornalista, que também é ativista do movimento negro. “É preciso tomar uma atitude para que isso não volte a acontecer”.

A reportagem de Hoje em Dia não localizou ninguém do supermercado para se pronunciar sobre o assunto. A empresa respondeu à própria jornalista pelo Facebook. Segundo o texto, a empresa alega que não aceita "qualquer destrato em relação aos clientes" e afirmou ter afastado o funcionário de suas funções definitivamente.

 

 

Hoje descobri que sou o tipo de gente que rouba o DIA Supermercado!

Ao passar na rua da Bahia avistei um supermercado novo e resolvi entrar para comprar duas lâmpadas. Quando cheguei na porta fiquei em dúvida e perguntei ao segurança onde era a entrada já que de um lado havia uma roleta e do outro os caixas. O segurança que se chama Nivaldo olhou pra mim com seus olhos azuis de cima abaixo e gritou agressivamente que era para eu colocar a minha bolsa no guarda volume, o supermercado parou, funcionários e clientes voltaram a atenção para nós (sempre pensei que tiraria de letra uma situação dessas, mas queria que o chão se abrisse pra eu pular dentro). Eu respondi que não foi essa a pergunta que o fiz, e o perguntei porque que eu deveria guardar minha bolsa já que todas as mulheres que os meus olhos alcançavam no interior da loja estavam com suas respectivas bolsas. Ele me perguntou em alto e em bom som se eu não sabia ler apontando para um painel que estava na parede com mais de 50 frases e uma delas dizia: Proibida a entrada com bolsas, sacolas e mochilas. Nisso um outro cliente passou a roleta com bolsa e entrou na loja sem que o segurança o abordasse. Rodei a roleta e o segurança tirou o cassetete da cintura para me intimidar, mesmo com medo perguntei a ele se ele achava que eu iria roubar a loja. Ele olhou pra mim e falou bem alto “é esse tipo de gente que rouba aqui todos os dias”.

Pensei em virar as minhas costas e ir embora, mas fui até a encarregada da loja que se chama Luciane e relatei o ocorrido a ela e disse que ele me constrangeu e me ameaçou com o cassetete. Ela me disse que isso já havia ocorrido outras vezes e que ela só estava esperando outra pessoa reclamar para pedir a substituição do mesmo. Aí não aguentei. Solução da história fomos parar na delegacia eu e ela para fazer um B.O. de constrangimento, calúnia e ameaça, tudo isso levou três horas e meia.

Descobri hoje que jornalista e publicitária é o tipo de gente que rouba o DIA Supermercado. . ‪#‎nenhumDIAéDIAderacismo‬

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por