Plano de monitoramento da qualidade de àgua da capital é adiado

Hoje em Dia
19/08/2015 às 09:44.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:24
 (Arquivo HD)

(Arquivo HD)

Foi adiada por tempo indeterminado a licitação para a implantação do plano de monitoramento de qualidade das águas no âmbito do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte – Drenurbs. O monitoramento seria nas bacias hidrográficas dos córregos 1º de Maio, Nossa Senhora da Piedade, Baleares, Engenho Nogueira e Bonsucesso, que passaram por interevenções do programa para a despoluição de cursos d’água, redução dos riscos de inundação e controle da produção de sedimentos. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (19) do “Diário Oficial do Município” (DOM).

A licitação seria realizada às 9h do dia 24 deste mês.  O adiamento, segundo informou a Sudecap por meio de nota, "ocorreu com o objetivo de equacionar os questionamentos feitos por empresas interessadas em participar do processo licitatório". O objetivo do plano de monitoramento é fornecer indicações da qualidade das águas circulantes nas bacias hidrográficas integrantes do programa, “tendo em vista avaliar a efetividade das intervenções realizadas, no tocante à otimização de suas qualificações”, de acordo com a superintendência. As indicações da qualidade também ajudarão à recolher subsídios para o planejamento de ações complementares, que segundo a Sudecap, visam a recuperação da salubridade das águas. O plano é parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do empréstimo de R$ 900 mil.


Drenurbs

O Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte tem como proposta a recuperação ambiental que implica em reverter a degradação em que se encontram os córregos não canalizados da cidade. De acordo com a superintendência, a proposta de sanear os fundos de vale significa combater as causas da poluição das águas e está originada não apenas nos fundos de vale como também nas respectivas bacias de drenagem. No entanto, como mostrou o Hoje em Dia, a missão de recuperar o rios tem sido desvirtuada em prol da canalização.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por