Presidente do Irã critica fechamento de jornais

Agencia Estado
08/03/2014 às 09:24.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:30

O presidente de tendência moderada do Irã, Hassan Rouhani, criticou fortemente as autoridades de linha dura do país por pedirem o fechamento de jornais reformistas.

As autoridades judiciais ordenaram que dois jornais reformistas - Aseman e Bahar - fossem fechados nos últimos meses devido a acusações de questionar os princípios islâmicos.

O presidente Hassan Rouhani disse a repórteres, no sábado, que era errado fechar um jornal em sua primeira infração só porque um texto foi visto como inapropriado. Seus comentários foram transmitidos ao vivo pela TV estatal.

Rouhani disse que seus adversários estavam livres para atacá-lo. A mídia linha-dura denunciou o acordo nuclear histórico alcançado pela sua administração com as potências mundiais em Genebra no ano passado. Segundo os conservadores, o pacto era um "cálice envenenado".

Desde 2000, o judiciário linha-dura do Irã fechou mais de 150 jornais pró-reformas e prendeu dezenas de editores e jornalistas, muitas vezes sob a acusações vagas de insulto a autoridades. Fonte: Associated Press.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por