Ritmo das obras deve garantir data para inauguração do BRT em BH

Bruno Moreno - Hoje em Dia
15/01/2014 às 06:30.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:21
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

A exatamente um mês do início da operação do Move (nome adotado em Belo Horizonte para o sistema de transporte rápido por ônibus, o BRT), nos trechos das avenidas Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont, tudo indica que o atual prazo previsto será mantido. A avaliação é do engenheiro civil Clémenceau Chiabi Saliba Júnior, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG).

Funcionários da obra trabalham intensamente para finalizar tudo até o dia 14 de fevereiro, já que no dia 15, um sábado, os primeiros ônibus do Move devem começar a rodar com passageiros.

Na avenida Cristiano Machado, todas as dez estações já contam com bilheterias e catracas, mas ainda há alguns detalhes a serem finalizados. Dois são os principais, em termos de estrutura: as portas de vidro e as passarelas. Ainda há algumas estações sem as portas, fundamentais para fazer a conexão entre o terminal e os ônibus com embarque/desembarque à esquerda.

Já as passarelas são fundamentais para oferecer acesso dos passageiros às pistas centrais da avenida. Nenhuma das sete está completamente pronta, mas todas encontram-se em fase de finalização. Apesar disso, Clémenceau acredita que haverá tempo hábil para terminá-las. “A montagem das passarelas é rápida”, afirmou.

Entretanto, uma das passarelas preocupa o engenheiro. Na esquina da Cristiano Machado com a rua Dom Leme, um dos pilares da passarela, construída no início da década de 90, apresenta desplacamento de concreto e expõe ferragens. Essa passarela será unida a uma estrutura metálica, que fará a conexão com a estação do Move.

A Sudecap foi procurada no final da tarde para informar se há alguma previsão de reparação, mas não retornou a ligação até o fechamento desta edição.

Paraná e Santos Dumont quase 100%

As seis estações do Move nas avenidas Santos Dumont e Paraná, na região Central, estão praticamente prontas.

Faltam pequenos detalhes, como a finalização das instalações elétricas e de comunicação de dados, além da fixação de painéis informativos, nos quais os passageiros poderão saber quais os horários e as linhas de ônibus que estão se aproximando.

No teto das estações, ontem, funcionários trabalhavam na instalação do forro. O acesso a esses terminais será feito por meio de faixas de pedestres, sem a necessidade de passarelas.

Para BHTrans, está quase tudo pronto

Faltando um mês para a inauguração do Move na avenida Cristiano Machado e na região Central (avenidas Paraná e Santos Dumont), e ainda com detalhes a serem finalizados, a BHTrans garante que a data está mantida. Segundo a empresa de transporte e trânsito da capital, as obras apresentam 92% e 94% de conclusão, respectivamente.

Entretanto, ainda há muitas dúvidas para os usuários do sistema de transporte coletivo, principalmente quais as linhas de ônibus que serão extintas ou incorporadas a novos itinerários.

A BHTrans informou que a divulgação das novas rotas e numeração dos ônibus só deve ser feita em data próxima à inauguração dos trechos. O cronograma prevê a inauguração de outros dois trechos nos dois meses seguintes.

Atualmente, na avenida Antônio Carlos estão sendo realizados serviços para passar os dutos e acomodar as fibras ópticas que intercalam as estações, que também recebem alimentação de água e energia elétrica. A previsão é a de que o trecho seja aberto para os passageiros em 15 de março.

Já nas avenidas Vilarinho e Pedro I, as estações ainda estão em construção, incluindo bilheterias, catracas, sinalização, sonorização e circuito interno de TV, além de plataforma dentro da Estação Vilarinho para as linhas alimentadoras. A data prevista é 15 de abril.

Treinamento

Atualmente, as empresas de transporte público por ônibus em Belo Horizonte estão realizando o treinamento dos funcionários para atenderem à população.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), os ônibus que atenderão ao Move devem chegar à cidade nas próximas semanas.
 
 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por